Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

Cicloviagem SB Sapucaí Campos do Jordão (9)Viajar pela Serra da Mantiqueira é sempre um grande prazer e também um desafio se você não estiver bem preparado para as subidas íngremes e longas.

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tem uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na Serra da Mantiqueira existem diversas unidades de conservação, como a área de proteção ambiental Serra da Mantiqueira, dividida entre os três estados, o Parque Nacional de Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).

Sessenta por cento das terras da Mantiqueira estão localizados no estado de Minas Gerais, e foi entre o Estado de São Paulo e Minas que fizemos o nosso roteiro.

Nosso amigo Maurício fez o trecho de Campos do Jordão a São Bento de Sapucaí acompanhado de seu amigo Sergio, ao qual somos muito gratos pela estadia em sua residência em Campos do Jordão.

Eu e Marcello nos encontramos com Maurício na cidade de São Bento de Sapucaí e na sequencia fomos para Brasópolis. De Brazópolis fomos para Itajubá e de lá voltamos para Campos do Jordão.

A viagem pela Mantiqueira, apesar de ter sido curta, apenas 3 dias, é sempre muito rica pelas paisagens magnificas, pelo clima e pela biodiversidade. A Mantiqueira integra o ecossistema da mata atlântica e mata de araucárias, apresentando manchas remanescentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados. Durante a viagem observamos os mais diversos tipos de vegetação e animais.

Fomos agraciados com a observação de muitos pássaros, alguns deles muito perto de nós, sobrevoando o nosso caminho, um deles foi o Gavião Carrapateiro e o Tucano. Também encontramos a Rolinha Roxa, Saí-Andorinha, Saí-azul, Saracura-do-mato, João de barro, algumas espécies de beija-flor.

Os percursos não foram muito extensos, e todas as trilhas são bem fáceis de percorrer, a grande maioria de terra batida, largas com pequeno tráfego de carros, cavalos e carroças.

Partes destas trilhas integram o famoso Caminho da Fé. Encontramos vários caminhantes pelo percurso.

Fizemos a viagem nos guiando pelos mapas do Guia de Trilha Enciclopédia volume 4 do Guilherme Cavallari, editora Kalapalo.

Cicloviagem SB Sapucaí Campos do Jordão (1)

Distâncias:

  • Campos do Jordão a  São Bento do Sapucaí: 36 km
  • São Bento do Sapucaí a Brasópolis: 41 km
  • Brasópolis a Itajubá: 48 km
  • Itajubá a Campos do Jordão: 63Km

De Itajubá a Campos do Jordão seguidos um roteiro diferente ao indicado no Guia de Trilhas. Seguimos pela Rodovia Itajubá-Lorena, a 459, e no kilometro 14, divisa com Wenceslau Bráz pegamos a trilha de terra em direção a Campos do Jordão passando pelo distrito de Pirangunçu.

O grande presente deste percurso é pedalar margeando o Rio Sapucaí e a parada na Cachoeira São Bernardo.

Itajubá_MG está a 845 metros de altitude e Campos do Jordão-SP a 1.628 metros de altitude o ponto mais alto da viagem. Esse é um dia puxado da cicloviagem, mas também extremamente bonito. Subir até Campos do Jordão a partir de Itajubá exige força, disciplina e vontade. Os últimos 4km da viagem, mesmo sendo de asfalto podem representar um desafio devido a inclinação e,  principalmente após pedalar mais de 55km com várias subidas. A estrada não tem acostamento o que torna o percurso um tanto tenso.

Classificamos o percurso total da viagem de nível fácil a moderado, claro que depende muito do condicionamento e prática do ciclista, assim como de um bom equipamento.

Cicloviagem SB Sapucaí Campos do Jordão (65)Pousadas:

São Bento do Sapucaí: Pousada Solar dos Colibris.Rua José Lourenço,34 – Centro, São Bento do Sapucaí, 12490-000 – (12) 3971-2516

Brazópolis: Hotel Montanhas e Vida,Av. Dr. Carlos Piolli Filho nº122 – Centro – (35) 3641-1566

Itajuba:Hotel Oriente,Rua Miguel Braga, 195 – Centro – Itajuba, MG, 37505-030 – (35) 3623-4122

Custo total da viagem para 2 pessoas, contando o combustível e pedágio até São Bento do Sapucaí, hospedagem, alimentação: R$700,00.

Links:

Video

Fotos