Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

Quando tirar as Rodinhas?

Home / Comportamento / Quando tirar as Rodinhas?

Com qual idade a criança deve começar a pedalar com rodinhas? E quando começar sem?

O primeiro contato da criança com os pedais pode se dar um pouco antes da criança completar 2 anos. Recomendo o uso de triciclos, que dão a noção de pedalar (girar os pedais) e fazer curvas.

A partir dos 3 anos, principalmente se a criança já teve experiência inicial com triciclo, ela pode ser incentivada a andar de bicicleta com as rodinhas de apoio. Com o desenvolvimento motor, incluindo coordenação e força, a criança passará, com certa naturalidade, do triciclo para uma bicicleta com rodinhas.

E quando tirar as rodinhas? Quando a criança demonstrar estar absolutamente confortável e no controle de sua bicicleta com
rodinhas. Lê-se por controle, o desenvolvimento e domínio das seguintes habilidades:
 Destreza;
 Equilíbrio consistente;
 Coordenação no que se refere
a não colidir com postes, muros,
árvores e outros obstáculos;
 Executar bem as curvas;
 Desviar de pessoas e animais;
 Pedalar por lugares estreitos
sem ziguezaguear;
 Saber frear corretamente.

Geralmente o desenvolvimento destas habilidades se dá entre os 4 e 6 anos. A partir dos 6 anos de idade, a criança já desenvolveu habilidade motora fina e coordenação.

O desenvolvimento permite movimentos mais elaborados e também dá maturidade para assimilar regras, comandos e técnicas para a boa pilotagem.

Portanto, se a criança, a partir dos 4 anos, já dominar as habilidades acima citadas, com a bicicleta com rodinhas de apoio, ela já estará tecnicamente pronta para usar a bicicleta sem rodinhas. Entretanto, é de suma importância perceber se a criança está madura emocionalmente para esta mudança.

É importante ter o cuidado de não pressioná-la para não transformar algo tão bom em um peso por cobranças. É preciso paciência, cuidado e muito carinho nesta fase, pois a criança vive um misto de excitação, medo e ansiedade.

Crianças maiores, geralmente acima de 9 anos têm muita resistência em querer aprender a pedalar sem rodinhas, pois houvem constantemente de familiares e amigos muita crítica por não terem aprendido com menor idade.

Isto cria um sentimento de inadequação, de incapacidde e de muita vergonha e passam a ter bastate resistência alegando que não gostam ou que têm muito medo. Mostrar a eles que aprender a pedalar pode se dar em qualquer idade e que não é imperativo aprender quando criancinha é fundamental para que a criança se motive a aprender.

Buscar profissionais e escolas especializadas faz toda a diferença no aprendizado, pois aprenderão sem traumas e com técnica correta.



Comentários(0)

    Deixe um comentário