A metamorfose pela qual passa esse inseto (transformado de lagarta em um inseto alado de beleza delicada) é motivo de grande interesse e fascínio. 

Tendo se tornado uma metáfora de transformação e esperança; a esse processo faz-se a associação de que uma criatura presa aos valores terrenos possa um dia desfrutar da liberdade dos ventos celestiais.

É forte símbolo de representação da evolução espiritual do homem, da capacidade de mudar. É indicada para pessoas que estão “à procura de si mesmas”, que almejam uma mudança em sua vida.

Auto-transformação, clareza mental, novas etapas, liberdade, renascimento, um triunfo do espírito de da alma sobre o aprisionamento físico .

 A borboleta representa os ciclos da vida, movimento e mudança. Elas possuem um período curto de vida. Elas nos preparam para mudanças e progressos.

Quando você se sente estagnado e incapaz de se mover, a evolução entre em cena e lhe dá a força necessária para iniciar as mudanças.

O medo é normalmente o maior obstáculo para as mudanças.

A borboleta sai da segurança de seu casulo para se deparar com um novo mundo em sua nova forma confiando em suas asas frágeis em um vôo ainda desconhecido.

Simboliza o ar, enquanto elemento da psique. É considerada um símbolo de transformação e de um novo começo.

Insatisfações com sua vida, com relacionamentos e crises lhe forçam a tomar atitudes e promover mudanças radicais.

A borboleta lhe trás a mensagem para você se preparar para as mudanças antes que elas caiam sobre você, sem aviso. Lembre-se que em todo fim há um novo começo.

Denota uma necessidade de se estabelecer. Significam criatividade, romance, alegria e espiritualidade. Você pode estar passando por uma transformação em seu modo de pensar.

http://www.salves.com.br/dicsimb/dicsimbindex.htm de Sergio Pereira Alves