Já imaginou fazer parte de um grupo seleto de ciclistas a pedalar pela primeira vez na maior reserva privada de Mata Atlântica do país?

É isto que vai acontecer no dia 9 de Julho de 2017. Apenas 30 ciclistas terão a oportunidade de conhecer e pedalar no Legado das Águas.

A Votorantim há 50 anos atrás em um pensamento  visionário percebeu de que as florestas garantiriam a proteção das nascentes do Rio Juquiá e manteriam a disponibilidade hídrica por séculos à frente.

Não havia melhor maneira de proteger as águas do Rio Juquiá, que cortam o Vale do Ribeira, do que comprar e proteger a maior área florestal possível às suas margens.

Essa foi a decisão da Votorantim. Ao longo do tempo, entre as décadas de 1920 e 1950, uma série de propriedades de mata fechada foi adquirida no entorno do complexo energético da companhia, somando milhares de hectares, o que levou à formação da maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil.

Em 2012, esse território, raro e em estágio avançado de conservação, foi institucionalizado como Legado das Águas – Reserva Votorantim.

Hoje, o Legado fomenta pesquisas científicas próprias, recebe pesquisadores de instituições parceiras, sedia cursos e contribui para a recomposição e regeneração de áreas degradadas de Mata Atlântica dentro e fora do Vale do Ribeira, e abre caminho para a autossuficiência econômica.

Dentro deste novo conceito de que a Floresta Viva pode e é autosuficiente o Legado das Águas será aberto para a prática esportiva, desenvolvimento humano entre outras atividades.

Em 2017 apenas grupos pequenos de visitantes poderão participar das atividades, até que no momento oportuno a visitação será aberta para grandes grupos.

Uma das atividades que dará o ponta pé inicial a esta abertura ao público será um passeio de bicicleta a ser realizado no dia 9 de Julho, com 30Km de distância, passando por diversos pontos de interesse como as barragens do Rio Juquiá.

Trinta felizardos terão a oportunidade de serem os primeiros a conhecer pedalando este paraíso a apenas 130Km da cidade de São Paulo.

As inscrições para o passeio já estão disponíveis, clique aqui e garanta a sua vaga

Comentários(0)

    Deixe um comentário