A falta de tempo é um dos grandes desafios da mulher moderna. Conciliar carreira, família e outras atividades, como cursos, academia e eventos sociais, é uma verdadeira maratona. E, como qualquer maratonista, você precisa de energia para recomeçar tudo no dia seguinte. “Uma alimentação rica em nutrientes é capaz de aumentar a disposição e fazer o dia render mais”, afirma a nutricionista Mainá Garcia Valente, que dividiu com a gente dicas simples para ganhar mais pique e resistência através de mudanças na alimentação. Confira:
1. Tome um café da manhã reforçado
Após 8 horas de jejum, é imprescindível se alimentar bem. Um café da manhã rico em carboidratos e proteínas desperta o metabolismo e garante energia para começar o dia com todo gás.
2. Não fique muito tempo sem se alimentar
O cérebro depende de glicose para ter energia. Quando ficamos muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai, nos deixando sem energia e disposição. Por isso, faça pequenos lanches entre as principais refeições. Castanhas, amêndoas, nozes e frutas são ótimas opções.
3. Hidrate-se
Estudos afirmam que a perda de líquido corporal como a desidratação pode causar mal-estar físico e mental. Por isso, beba pelo menos dois litros de água por dia.
4. Inclua no cardápio:
– Carboidrato– Garante energia para o bom funcionamento do cérebro. Prefira grãos integrais, ricos em fibras, que garantem uma utilização mais duradoura e contínua da energia.
– Vitaminas do complexo B –Ajudam na absorção dos carboidratos e são benéficas para a depressão e ansiedade. Exemplo: feijão, nozes, amêndoas e folhas verdes escuras.
– Magnésio –Fundamental para a formação de serotonina, responsável pelo bom humor. Alimentos como lentilha, aveia, castanhas e sementes de abóbora são ricos em magnésio.
– Vitamina C – Inibe a ação dos radicais livres, combate o estresse e ajuda a diminuir o cansaço.
– Chocolate amargo – Possui estimulantes naturais, como a cafeína e teobromina.
– Canela, gengibre, pimenta, noz-moscada ecurry – aceleram o metabolismo.
5. Evite o consumo de proteína e gordura, principalmente à noite.
Por serem alimentos de difícil digestão, eles diminuem a disposição, especialmente após as refeições, e podem causar insônia.
6. Evite o consumo excessivo de café.
Assim como o açúcar, o café é altamente estimulante. Porém, quando consumido em excesso, pode afetar a qualidade do sono, piorando os sintomas de cansaço e fadiga.
Fonte: http://www.dove.com.br/pt/Universo-Dove/Artigos-e-Dicas/INJECAO-DE-ANIMO.aspx