Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

IMG_20140224_220922Desperdício, descaso e contaminação podem levar à escassez da água. Reavaliar nossas próprias ações podem ajudar em muito

Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela, o planeta seria desabitado. Mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável.

Este final de semana estivemos na represa de Piracaia, ficamos chocados com a falta de água, com o quanto a represa está abaixo do seu nível normal. Tudo muito seco, uma visão assustadora e impactante. A imagem ao lado é o instantâneo que tiramos ao pedalar ao redor da represa

Previsões afirmam que nos próximos anos a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez dos recursos hídricos. O Brasil é o país mais rico em água disponível para o consumo. Possuí 13,7 % de toda a água potável no mundo.

Atitudes simples do dia-a-dia ajudam a evitar o desperdício de água. Ao escovar os dentes ou lavar a louça evite deixar a torneira aberta o tempo todo, utilizando-a apenas quando necessário. Não se deve tomar banhos muito longos e recomenda- se fechar o chuveiro ao se ensaboar. Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) 15 minutos de banho com o registro aberto consomem 135 litros de água.

Comentários(1)

  • Marcos Kurata
    4 de março de 2014, 11:00  Responder

    OK, vou fazer a minha parte, consertar a torneira que está pingando.
    E o Governo, vai utilizar esta vantagem competitiva da água para criar fazer um Planejamento Sério para que no futuro o Brasil possa usufruir esta vantagem.
    A Água vai ser como o Petróleo é hoje, poucos países possuem, se juntam, formam uma Organização para gerir a sua produção e distribuição?

Deixe um comentário