Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

O Critical Mass (Massa Crítica) se disseminou por mais de 300 cidades do mundo inteiro

Chris Carlsson tinha um grupo de amigos, com cerca de vinte pessoas, que geralmente se encontravam para conversar sobre bicicletas e política. Eles começaram a voltar para casa juntos, de bike, uma vez por mês. Mas também queriam chamar mais gente para o passeio.

Então Chris imprimiu alguns panfletos e os distribuiu. Decidiu convidar as pessoas da região onde morava, em São Francisco, na Califórnia, para uma pedalada. Ainda em 1992, no primeiro encontro, apenas 48 pessoas compareceram. No segundo, cerca de 75. No terceiro, 120.

A partir daí, o número de participantes só cresceu e dentro de pouco mais de um mês Chris soube que a iniciativa estava sendo replicada em outras cidades. “Nenhum de nós imaginava que a ideia seria tão popular e se espalharia por todo o mundo”, diz Chris.

Começava assim o Critical Mass (Massa Crítica), um movimento que se disseminou por mais de 300 cidades do mundo inteiro. No Brasil, a iniciativa de Chris é conhecida como Bicicletada e originou vários outros grupos, como as Pedalinas, um coletivo feminino de ciclistas.

Fonte: Editora Abril, Revista Vida simples

Comentários(0)

Deixe um comentário