O modo mais saudável, mais verde e mais belo de transporte é a sua bicicleta. Existem muitas razões pelas quais você poderá inspirar-se a mudar o modo de se locomover. Conhecendo o habito de outros países pode ser um forma! Não seria uma má ideia deixar o carro na garagem pelo menos uma vez na semana. Que tal usar a magrela no dia do rodízio de seu carro?

Aqui está a nossa lista dos 10 países mais amigos da bicicleta em ordem decrescente.

10- India: As bicicletas continuam a ser um meio importante e necessário de transporte em toda a Índia. Eles também permitem que o ciclista turista sinta de perto a essência da tradição indiana. Quase todas as partes do país oferecem grandes faixas. É um excelente destino pra os cicloturistas!

9- Noruega: A Europa é um ótimo lugar para o ciclista. A Noruega é o primeiro da lista dentro do continente. Claro, a Noruega pode ser bem fria na maioria dos meses do, mas as cidades norueguesas têm uma  infra-estrutura fantástica para o uso da bicicleta. Confira especialmente as cidades Sandnes e Trondheim.

8- Colombia: A Colômbia vem liderando o caminho entre os países latino-americanos em sua infra-estrutura urbana para bicicletas, particularmente em Bogotá. Existem eventos regulares onde as vias principais são fechadas para carros e ficam abertas somente para bicicletas.

7. Alemanha: Berlim atualmente tem experimentado o “boom” da bicicleta e é definitivamente uma das cidades formadoras de opinião para o ciclismo urbano. Mas é muito fácil de navegar pelo restante do país em duas rodas.

6. Austrália: É muito fácil locomover-se de bicicleta em todas as principais cidades da Austrália, mas Perth na Austrália Ocidental é a jóia da coroa de bicicleta com mais de 700 km de ciclovias.

5. Dinamarca: Somente em Copenhague, estima-se que cerca de um terço dos trabalhadores usam  bicicleta como o principal meio de locomoção. É muito mais difícil de usar o carro do que outra maneira de transporte. É uma cidade genuinamente voltada para a bicicleta e o ciclista.

4. França: As maiores credenciais da França relacionadas ao uso da bicicleta são o Tour de France e o Vélib, maior programa de aluguel de bicicletas públicas no mundo. Mas não pense que a sua bicicleta estará relegada somente a linda Paris, na França há abundância de passeios por campos e montanhas da região.

3. China:É fato, as ruas de Pequim estão um pouco saturadas com os ciclistas e pode não ser uma imagem  pitoresca do cenário  saudável do ciclismo urbano, mas a China provavelmente tem mais bicicletas em operação do que qualquer outro lugar do mundo. Tem uma infraestrutura muito boa para atender e suportar este volume imenso de ciclistas.

2. Espanha: Programa Bicing de Barcelona que incentiva o uso maciço da bicicleta está, rapidamente se tornando mundialmente conhecido pelo seu sucesso. No final de Maio eles promovem a semana de bicicleta onde todos andas pelas ruas com suas magrelas. O Bicing tem como objetivo encorajar as pessoas e mostrar sua dedicação ao ciclismo, saúde e meio ambiente.  

1. Holanda: Você certamente já sabia de antemão que a Holanda estaria no topo desta lista. A bicicleta é, literalmente, o único meio de transporte em muitas partes de Amsterdam. Indiscutivelmente é a capital mundial da bicicleta.