A BRASIL RIDE, ultramaratona de mountain bike que acontecerá na Chapada Diamantina/BA entre os dias 23 a 29 de setembro 2012, oferece pelo terceiro ano consecutivo uma super infraestrutura aos participantes, comparada somente as melhores provas esportivas do mundo.

“A 3ª edição da Brasil Ride conta com dois acampamentos-base nas cidades de Mucugê e Rio de Contas (BA), em que servimos 6.400 refeições, desde pratos com salmão à sorvete, montamos 600 tendas para atletas de diversos países e de todo Brasil, transportamos 90 toneladas de equipamento e áreas de apoio com caminhões refrigerados no meio da Chapada Diamantina, uma equipe de 350 pessoas e conseguimos, em três anos, colocar a Brasil Ride entre os melhores roteiros de mountain bike do Mundo”, lembra Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Um dos destaques desta mega operação é realizado pela equipe da Shimano, batizada carinhosamente de “Anjos Azuis”, apelido dado pela competência e eficiência na manutenção das bikes ao longo dos 7 dias de maratona MTB.

“O Neutral Service SHIMANO para o Brasil Ride foi colocado à prova em 2010, quando encontramos uma situação bem difícil, com muitas chuvas e terreno extremamente acidentado para os atletas. O resultado foi uma grande quantidade de bikes necessitando de soluções, às vezes, até “milagrosas” em todos os dias de prova. Foram noites quase sem dormir e muito trabalho. Essas condições colocaram à prova a competência e qualidade técnica do nosso staff que se saiu muito bem, permitindo que os atletas pudessem seguir com suas bikes em condições para as etapas seguintes”, comentou João Magalhães, responsável pelo marketing da Shimano América Latina.

Para isso, a Shimano disponibiliza uma estrutura diferenciada.”Montamos uma grande estrutura física nas duas cidades-bases da prova e contamos com um veículo para o deslocamento de um técnico até o “Apoio Avançado” que dá suporte durante as etapas. Em 2012 serão quase 20 profissionais envolvidos diretamente no Brasil Ride, todos com capacidade de atendimento técnico às bikes dos atletas. Mas a logística e preparação para o evento começa muitos meses antes com diversas reuniões, definição da equipe técnica e preparação para transporte de materiais, produtos e viagem destes profissionais. É uma operação de guerra!”, revela Magalhães.

Aos atletas que participam de uma prova de maratona por etapas é importante ficar atento as dicas da Shimano: “É bom trazer por garantia uma quantidade de peças de reposição, como: pastilhas de freio, roldanas e pneus, pois o desgaste é grande. Além disso, regra número 1 é vir com a bike totalmente ajustada, regulada e com a transmissão nova (correntes, cassetes e coroas), isso é fundamental. Depois é deixar com o Neutral Service da SHIMANO!”, lembra Magalhães.

O sucesso da Brasil Ride realmente depende do envolvimento de parceiros, como a Shimano:

“Entendemos a importância do evento no cenário do esporte brasileiro, como uma referência internacional, pois tem atraído a atenção de ciclistas de vários países e da mídia especializada estrangeira. Isso mostra uma tendência de fortalecimento de eventos neste formato, portanto, nosso comprometimento com a prova em si, com os atletas e com a qualidade do serviço que oferecemos nos posiciona não como meros patrocinadores coadjuvantes, mas desempenhando um papel fundamental no sucesso do Brasil Ride,” completa Magalhães.

Brasil Ride 2012 – Ultramaratona de Mountain Bike – com 7 dias de duração no coração do Brasil acontecerá entre os dias 23 a 29 de setembro. Inscrições abertas pelo site www.brasilride.com