PortoBikesPorto Seguro empresa pioneira na locação de bicicletas

A iniciativa de disponibilizar bicicletas para empréstimo e paraciclos para que os ciclistas estacionassem gratuitamente suas “magrelas” foi implantada no início de 2008, em São Paulo (SP), e recebeu o nome de projeto UseBike. Contou com a adesão de diversos parceiros (Instituto Parada Vital, Metrô, Rede Estapar de estacionamentos) e foi lançado no contexto de outros projetos da Companhia que também tiveram como objetivo promover o uso da bicicleta enquanto meio de locomoção sustentável e que favorece a mobilidade urbana.

Naquele início de 2008, a Companhia lançou o “Bike Socorro” (hoje, chamado de “Bike Serviços”), para agilizar o atendimento aos segurados de Auto, nos casos em que não é necessária a remoção do veículo; e a “Bike Vistoria”, serviço de vistoria automotiva domiciliar em que os profissionais utilizam bicicletas para ir até os locais pré-agendados para atendimento. Nesse mesmo ano, foi lançada ainda a bicicleta elétrica “Felisa” (que chega agora à sua segunda geração – Felisa Lithium, da qual falaremos mais adiante) e, já em 2012, lançamos a bike “Trânsito+gentil dobrável”.

Considerando a implantação de todos esses projetos e seus respectivos resultados, podemos afirmar que a Porto Seguro, em seu segmento de atuação, foi pioneira ao desenvolver e concretizar iniciativas de diferentes perfis relacionadas ao uso da bicicleta.

Porto Seguro uma empresa engajada em mobilidade urbana e sustentabilidade.

Como companhia inserida no conjunto da sociedade, a Porto Seguro sempre procurou promover e participar de projetos de responsabilidade socioambiental.

São exemplos dessa prática:

  • A Casa Campos Elísios Melhor, que oferece diversos cursos e      oficinas nas áreas de qualificação profissional, geração de renda,      educação e cidadania;
  • As iniciativas realizadas junto aos colaboradores da Companhia,      como a “Hora da Terra” (na qual as luzes do Complexo Matriz – no bairro de      Campos Elíseos, região central de São Paulo/SP – e de outras sucursais e      regionais participantes permanecem apagadas – geralmente, nas horas de      maior luminosidade natural e sempre que as condições climáticas permitem –      com o objetivo de chamar a atenção para importância das questões      relacionadas à preservação dos recursos naturais), coleta seletiva e      reciclagem de materiais, palestras, entre outras;
  • Campanhas realizadas junto a clientes, corretores e o público em      geral, como as coletas de óleo de cozinha, pilhas, baterias e cartões      plásticos; as Linhas de Inspeção Veicular, que percorrem diversas cidades      do País ao longo do ano e durante as quais os motoristas – segurados ou      não pela empresa – também podem medir os níveis de emissão de poluentes de      seus automóveis; e as parcerias que viabilizam o descarte correto de      equipamentos eletrônicos e móveis inutilizados, serviços atrelados a      seguros como Equipamentos Portáteis e Residencial.

As iniciativas voltadas à mobilidade urbana também estão integradas a esse amplo “leque” de ações socioambientalmente responsáveis. Surgem à medida que o tema se torna, cada vez mais, uma necessidade, considerando o intenso tráfego das grandes cidades. Ao introduzir o uso de bicicletas na prestação de seus serviços, a Companhia mostra que é possível viabilizar esse tipo de solução em diversos nichos empresariais e contribuir com um trânsito melhor, “mais gentil” (outro importante movimento da Companhia: www.transitomaisgentil.com.br) e que ainda ajude a preservar o meio ambiente.

Porto Seguro cria e deixa legado na locação de bicicletas

Em virtude de mudanças de direcionamento nos projetos, a Porto Seguro deixou de patrocinar o UseBike. Porém, é importante destacar que toda a infraestrutura implantada permanece disponível para a população paulistana. E acima de tudo, fica o legado da promoção e incentivo ao uso da bicicleta enquanto veículo sustentável e que “faz bem” à mobilidade urbana, o que já tem sequência pela ação de outras companhias que passaram a se envolver com o tema e proporcionar alternativas.

Porto Seguro trás ao mercado bicicletas dobráveis e elétricas

A comercialização da Felisa Lithium (bike elétrica) e da Trânsito+gentil dobrável vai ao encontro das propostas, objetivos e conceitos já detalhados nas questões anteriores (favorecer a mobilidade urbana, fortalecer o uso da bicicleta enquanto veículo sustentável e menos poluente, etc). Podemos acrescentar os benefícios que o ato de pedalar gera em termos de saúde, qualidade de vida, convívio social, etc.

Nesse sentido, ambas as bikes atendem à necessidade dos ciclistas que já têm esse hábito e precisam de facilitadores para mantê-lo: a bike elétrica, por exemplo, dá uma “forcinha a mais” em subidas e outros terrenos de relevo acidentado; já a bicicleta dobrável tem a vantagem de poder ser facilmente transportada (pesa 12,5 quilos) e acomodada. Pode ser levada no porta-malas, no metrô, no ônibus e pode ser quardada em pequenos espaços. Trata-se ainda de um incentivo para que mais pessoas introduzam o uso da bicicleta no seu cotidiano.

 Porto Seguro e sua visão de mercado

Entendemos que a demanda da Companhia deve acompanhar o crescimento do mercado de bicicletas, como um todo. De acordo com a Abraciclo, associação que representa o setor, iniciativas como a instalação de mais ciclovias e bicicletários em diversas cidades, empréstimo de bikes, organização de mais provas e passeios ciclísticos, têm contribuído para que o Brasil se firme como o terceiro maior produtor e o quinto maior mercado de bicicletas do mundo. Atualmente, são 70 milhões de unidades em todo o País e a produção anual é de aproximadamente 5 milhões de bikes. Além disso, para 50% da população brasileira, a bicicleta é utilizada como um dos principais meios de transporte, ainda conforme os números da Abraciclo.

Porto Seguro no fomento de soluções para a mobilidade urbana

Sabemos que a “cultura do automóvel” é algo muito presente e consolidado em nossa sociedade atual. Mas isso não impede que tenhamos, simultaneamente, produtos, serviços e benefícios para proteger o veículo (por meio do Porto Seguro Auto, que coloca a companhia em posição de liderança consolidada no ramo de seguros para automóveis) e ações de incentivo a novas formas de mobilidade urbana. Os cliente do seguro auto, por exemplo, têm entre os serviços e benefícios disponíveis a assistência a bikes, para que o motorista acione a companhia se precisar montar uma bicicleta ou se esta quebrar enquanto ele estiver pedalando.

Carros e bicicletas têm o seu valor enquanto meios de locomoção, cada um de acordo com suas características e usos próprios. Esse “convívio pacífico” entre ambos, inclusive, é promovido por diversos agentes (ciclistas, organizações, especialistas em transporte e mobilidade urbana, etc) que se dedicam a estimular um uso mais frequente das bikes.

Conheça mais a respeito da Porto Seguro

Iniciativas Porto Seguro

Responsabilidade Socioambiental

Campanha Trânsito+gentil