Ciclofemini
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Em primeiro lugar, porque é saudável. Há relatórios médicos em abundância que listam os benefícios para a saúde quando a pedalada torna-se uma atividade física regular.

Pedalar reduz o risco de mais de 20 problemas crônicos de saúde, incluindo pressão arterial elevada, diabetes, asma e bronquite, problemas de saúde mental como depressão e transtornos de ansiedade e doença cardiovascular.

Pode reduzir o risco de duas das principais causas evitáveis de morte prematura – doenças cardíacas e câncer.

Ajuda a controlar o peso, a construir e manter os músculos e articulações saudáveis.

Adultos mais velhos se tornam mais fortes e também mais capazes de se mover sem cair.

Tem um efeito positivo nos níveis emocionais de bem-estar, autoconfiança e tolerância ao estresse, diminuindo o cansaço e as dificuldades com o sono.

Ciclistas podem esperar viver pelo menos 2 anos a mais que os não ciclistas.

É fácil de inserir a pedalada na sua vida. Basta introduzi-la como parte de sua rotina diária, nos percursos com menos de 10 quilômetros – para ir às lojas, para trabalhar, para visitar os amigos e obter sua dose diária de atividade física recomendada (30 minutos por dia). Além da própria bicicleta e o capacete, não há necessidade de equipamento muito especial para usar a bicicleta nas rotinas diárias. Um casaco impermeável, para dias de garoa, ou chuva leve.

O pedalar é adequado para pessoas de todas as idades, habilidades e aptidões, pois a pessoa pode circular em um ritmo / distância que lhe convier. Pedaladas suaves de 10 a 15 minutos todos os dias é tão bom para sua saúde como os exercícios mais longos.

A pedalada tem poucos efeitos colaterais, talvez no início, alguma dor ou desconforto no quadril inferior / pescoço, o que é facilmente solucionado com  alongamento regular.

A biomecânica do pedalar é adequada às articulações, pois os impactos são minimizados, se comparado à biomecânica da corrida. Contudo, vale ressaltar que há de se estar preparado para qualquer modalidade, seja ela com ou sem impacto.

É particularmente adequado para aqueles que possuam excesso de peso. Para pessoas com  sobrepeso, o ideal é usar as bicicletas do estilo “Easy Rider” -onde a posição ereta minimiza tensão nas costas e nos pulsos.

Se a sua habilidade requer mais do que um veículo de duas rodas, há uma boa variedade de triciclos disponíveis. 

E, para aqueles preocupados com os riscos, a pesquisa da British Medical Association  recentemente estabeleceu que os benefícios do ciclismo para a saúde superam quaisquer riscos por um fator de 20:1! Um estilo de vida sedentário é muito mais perigoso para sua saúde do que a pedalada regular. Quaisquer riscos de acidentes podem ser reduzidos se você utilizar a bicicleta conscientemente e com responsabilidade, lembrando-se que a bicicleta é um veículo. Garanta sua visibilidade em todos os momentos. Antes de sair para pedalar, faça o planejamento da sua rota e, para o inexperiente, contrate um profissional especializado para lhe dar algumas aulas de pilotagem segura.

Finalmente, e o mais relevante para mim, andar de bicicleta é bom porque me sinto importante, pois sei que estou cuidando da minha saúde e da saúde do meio ambiente.

Andar de bicicleta é Bom para Você!

Se você ainda não tem uma bike ou ainda não pratica, porque não lhe dar uma chance? Nunca houve uma época melhor do a que estamos vivendo para sair do sofá ou de dentro do seu carro. Sair por aí sobre a magrela sentindo o vento na rosto!