O que a biomecânica e a ciência do exercício tem haver contigo e sua bicicleta?

Simplesmente tudo.

A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica. É o estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica.

 A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.

A Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O já  famoso ”bike fit” , que é a busca do perfeito ajuste entre o seu corpo e sua bicicleta, utiliza-se das técnicas da biomecânica para ajustar o seu equipamento a seu corpo.

O “bike fit”  pode aumentar o desempenho do ciclista em até 20%. O ciclista é submetido a uma avaliação por um profissional especializado, que utilizando-se de equipamentos específicos , faz medições do corpo do ciclista. A partir deste ponto é feito um cálculo especifico das medidas dos componentes e partes da bicicleta, como por exemplo: altura do selim que pode variar de acordo com o tamanho do pé do ciclista e seu estilo de pedalada. Há também o ajuste do recuo do selim, altura e comprimento da mesa, regulagem do clip, entre outros.

Há também o bike fit pro que mostra ao atleta a técnica para desenvolver pedaladas mais eficientes.

Estudos comprovam que o ciclista pode aumentar em até 3km em sua velocidade média com correções no movimento da pedalada.

O item mais importante do bike fit é sem dúvida alguma o profissional que o aplica e seu conhecimento e domínio das técnicas. Um bike fit incorreto pode causar além de desconforto, sérias lesões ao ciclista.

Muitos ciclista por desconhecimento da ciência biomecânica e outras ciências do movimento e exercício desprezam a necessidade do bike fit. Alguns ignorando a ciência preferem fazer os ajustes de suas bikes por si só e outros que se rendem a fazer o bike fit nem sempre procuram profissionais com formação superior e especifica na técnica, analisam apenas o baixo preço ou a gratuidade do serviço.

Atualmente há um certo “modismo” de lojas que oferecem um pequeno ajuste da bicicleta chamando este ajuste de bike fit.

As técnicas de bike fit profissionais geralmente são aplicadas em consultórios especializados estruturados com equipamentos eletrônicos de última geração.

Considerado um entre os melhores profissionais da área, o Prof. Rogério Camargo, formado em educação física, fez pós-graduação em Ciência Biomecânica na Universidade de Católica de San Diego, especializou-se em Ciência do exercício e Qualidade de Vida pelo Grosmont College de San Diego e em Treinamento com Peso no Mesa College também em San Diego.

O Prof. Rogério Camargo atuando há 9 anos já fez mais de 10mil atendimentos. Atende ciclistas de 8 a 80 anos de todas as regiões do Brasil.

No início de 2008 o CTBike, a empresa do Prof. Rogério Camargo, inaugurou mais um novo consultório de avaliação com modernas instalações equipado com o Computrainer que representa um grande avanço tecnológico para avaliações de Cinética (força) e Cinemática (posicionamento). Com este tipo de equipamento o Prof. Rogério conta que é possível detectar deficiências na pedalada, discrepância entre comprimento de pernas, encurtamento muscular, discrepância de força, entre outros pontos não menos importantes. Prof. Rogério garante que com todos os dados analisados é possível obter-se uma homogeneidade entre os membros e um perfeito equilíbrio tendo como resultado uma melhor eficiência motora.

Tive o privilégio de fazer o meu primeiro bike fit com o Prof. Rogério Camargo há dois anos atrás, e mesmo não tendo quase nenhuma experiência de pedal, na época já pude perceber a grande diferença na melhora do meu desempenho nas pedaladas.

Poucos dias antes da minha participação no Brasil Ride estive novamente no consultório do Prof. Rogério para ajustar a minha magrelinha Bombom, uma bicicleta Scott Contessa Spark RC.

Confira aqui as imagens deste trabalho magnífico e fundamental do Prof. Rogério Camargo.

[wpvideo 6oMWlhVm]