Maneira de ajudá-lo a superar o seu medo de andar de bicicleta

Você tem ou conhece alguém que tem ansiedade, ataques de pânico e medo de andar de bicicletas?  Então saiba mais sobre os sintomas, causas e maneiras de superar o medo de bicicletas.

 

O que é o medo de bicicletas

O medo de bicicletas é conhecido como Cyclophobia. Muitas pessoas nunca aprenderam a andar de bicicleta quando eram crianças e desenvolvem a fobia. No entanto, esta não é a única razão da  Cyclophobia.

 

Razões

  • Ansiedade
  • Estresse
  • Ataques de pânico

Cyclophobia é uma resposta ao medo intenso e persistente de estar em contato com bicicletas ou andar de bicicleta. Para alguns, as bicicletas podem ser assustadoras: pessoas que perderam a audição relataram ter pânico quando estão andando de bicicleta principalmente em alta velocidade. Os idosos também podem ser facilmente assustados pelo movimento rápido das bicicletas, porque se sentem desprotegidos e podem ser feridos.

 Às vezes, competições mostradas na televisão, como o Tour de France, contribuem para o aumento do medo de bicicletas. Muitas vezes, há acidentes desagradáveis durante a corrida que demonstra ser perigosa com as bicicletas em altas velocidades em descidas íngremes. Mostram ciclistas gravemente feridos.

Outros gatilhos

Para as pessoas que tem esta fobia, a experiência de andar  em parques onde ciclovias estão disponíveis pode ser uma experiência assustadora. Algumas pessoas com Cyclophobia irão evitar determinadas áreas e não gostam de condução das bicicletas nas estradas ou ruas da cidade onde ciclistas compartilham a rua com veículos.  

Muitas vezes, memórias de infância podem causar fobias: lembrar o estresse e a dificuldade de tentar andar de bicicleta pode resultar em uma fobia ao longo da vida. Principalmente as crianças tiveram mais dificuldades para dominar a arte de andar de bicicleta. Cair de uma bicicleta, ou sentimentos de terror quando não conseguem frear corretamente descendo ladeira abaixo, pode deixar memórias amargas que causam sintomas físicos.

Sintomas e tratamento

Os sintomas desta fobia incluem sintomas clássicos de ataque de pânico, tais como tonturas, dores de cabeça e sentimentos de ansiedade e tensão. Em casos extremos, a capacidade de desfrutar de uma vida normal será afetada pelo Cyclophobia. Por exemplo: Se a pessoa com esta fobia é pai, certamente não conseguirão ajudar seus filhos no aprendizado com a bicicleta e provavelmente estas crianças terão que aprender por conta própria. Estas pessoas também podem evitar o convívio social e atividades em grupo em lugares onde as bicicletas estão

É quase impossível evitar bicicletas. Uma pessoa com esta fobia deve examinar as razões mais profundas por que temem esta prática, esta forma “verde” de transporte.  Se memórias da infância ou uma má experiência anterior são os catalisadores para esta fobia, uma terapia pode aliviar os sintomas e o tratamento de pânico pode permitir muito progresso em lidar com o problema. Em tempo, andar de bicicleta pode ser um objetivo realista.

Conheça os cursos Ciclofemini e aprenda a pedalar conosco, clique aqui