Com quase meio século de vida é bom saber que ainda tenho muito o que aprender.

Hoje tive a grata surpresa de receber mais uma linda lição. Tive a oportunidade de conhecer a Janaina Ernica Contardi, gerente de projetos da Fundação Francisca Franco. 

Claudia e Janaina

Fui até a sede da instituição para entregar os produtos que arrecadamos no Bike Mulher Pedal Tour passeio ciclístico realizado pelo clube de ciclistas Sampa Bikers e Sampa Bikers Mulher.

Neste encontro, a Janaina contou  em detalhes como é o trabalho da Fundação Francisca Franco no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. 

Foi muito difícil conter a emoção ao ouvir as histórias destas mulheres, a grande maioria mães, que assim como nós, sonham e esperam ser felizes. Estas mulheres chegam à instituição emocionalmente e fisicamente  destruídas e destituídas de toda e qualquer esperança de serem felizes.

São mulheres cuja alto-estima não existe, cujo amor próprio também não e, acreditam que o seu agressor um dia se tornará um bom homem, um bom pai e que a vida ao lado dele ainda pode ser uma feliz realidade.

A história destas mulheres é muito triste, é tocante. Mas o lado positivo e de esperança é que elas são acolhidas com muito respeito, amor e gentileza pela Fundação Francisca Franco, entidade que realiza este trabalho há 57 anos.

A Fundação Francisca Franco atua em duas frentes: Programa de Proteção Integral e Programa de Educação Profissionalizante. Além das mulheres vítimas de violência doméstica a instituição também atende mães solteiras, crianças e adolescentes. 

 O primeiro momento de emoção e aprendizado foi presenciar as mulheres que participaram do Bike Mulher Pedal Tour chegando ao evento trazendo os kits de artigos de beleza e higiene para serem doados.

Paulinho e Claudia

Quando eu e o Paulinho do Sampa Bikers iniciamos a organização do evento, também iniciou-se o meu aprendizado no apoio a uma instituição como a Francisca Franco.

O segundo momento incrível que não irei esquecer foi quando uma moça* chegou ao local dizendo que naquele dia não poderia pedalar, mas que se comoveu com a causa e fez questão de ir até nós para fazer a sua contribuição. Ela me entregou o kit, deu um largo sorriso, me abraçou e foi embora com a certeza de que alguma mulher carente iria também sorrir ao receber os itens da sua doação.

O outro momento de aprendizagem foi neste encontro com a Janaína. Seu relato me comoveu muito e percebi que a vida pode ser muito simples e gratificante. Percebi que um simples batom irá fazer a alegria de muitas mulheres, não pelo batom em si, mas por saberem que, por de trás deste batom estará o gesto de carinho, solidariedade e gentileza das mulheres que se uniram ao Sampa Bikers Mulher.

A todas vocês deixo aqui a minha mais profunda gratidão. 

 

Fundação Francisca Franco, http://www.franciscafranco.org.br/, Rua Nestor Pestana, 136 – 6º andar, Consolação – São Paulo, CEP: 01303-010, E-mail: contato@franciscafranco.org.br, PABX: 3120-2342 – r. 25 – Setor de Doações e Parcerias
 
 
 

Doadora especial

*Por conta da agitação do evento, muita gente querendo falar comigo ao mesmo tempo não peguei o nome da moça que veio doar o kit mesmo não podendo participar da pedalada. A esta moça deixo o meu abraço, você foi um exemplo de boa vontade, gentileza e solidariedade, alma nobre!!