girl-falls-off-bike2Quando iniciei meu primeiro negócio há mais de 15 anos atrás tinha muito medo de falhar, de fazer a “coisa errada”. Após estes anos todos entendi que o fracasso é um pré-requisito para o sucesso. A fim de descobrir o que funciona, temos que estar dispostos a correr riscos.

Depois de diversos momentos de fracasso, minha atitude para com falha mudou dramaticamente. Acredito que o fracasso é apenas um evento, não a pessoa.

Entendi que não devemos estacionar no suposto fracasso por medo de não assumir certos níveis de risco e deixar de ir adiante.

Descobri que quanto mais claros forem os valores e os objetivos, mais fácil será gerir o risco de fracassar e que ganhar tem muito mais haver com atitude do que com aptidão principalmente em momentos de dificuldade.

Entender que o fracasso e o sucesso andam muito proximos o ajudará a buscar mais inspiração e a ser mais persistente não abandonando os sonhos ou projetos na primeira dificuldade que encontrar pela frente.

Não se preocupe em ser bem sucedido em tudo, lembre-se que o sucesso tem muitos pais e o fracasso é órfão, por isto apenas continue persistindo, continue em frente e não desista nunca!

Michael Jordan, indiscutivelmente o maior jogador da NBA de todos os tempos, credita sua atitude sobre o fracasso como um factor crítico atrás de seu enorme sucesso: “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.

Se você até agora não sabe andar de bicicleta, não se preocupe, não desista achando que não dá mais tempo, vá em frente e inscreva-se em um curso de pilotagem de bicicleta da mesma forma que você se inscreveria para um curso de futebol, tênis, natação, dança de salão,ou qualquer outra atividade física. Se já está fazendo as aulas e ainda não conquistou todas as habilidades continue persistindo. O treinamento é fundamental para o seu sucesso.

“Vocês já viram muitos jogadores melhores que eu. Mas não vão ver nenhum que tenha treinado mais e que tenha tanta obstinação pelo basquete quanto eu. Não existe talento sem treinamento.” Oscar Schmidt, o Mão Santa, considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos. Oscar é o recordista mundial de pontuação do basquetebol com 49.703 pontos.

Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça carrega consigo a semente de um benefício igual ou maior”. Napoleon Hill

A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, ‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, ‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação”.  Dalai Lama