O mountain biking, ou ciclismo de montanha, é um esporte fisicamente exigente.

É ótimo para manter-se em forma e ainda estar ao ar livre em contato com a natureza. Começar neste esporte pode parecer difícil no início, mas com dedicação e treino consegue-se evolução em pouco tempo.

O desenvolvimento de habilidades básicas de aprendizagem, em pequenos trechos, pode ser a forma de abordagem ideal para o início de contato com o esporte.

Algumas dicas para quem pretende iniciar:

 1 – Segurança: O mountain biking é um esporte que pode ser perigoso. Segurança deve ser sua primeira preocupação. Comprar um bom capacete e usá-lo corretamente é item obrigatório. As luvas também são importantes. No início fatalmente vai ocorrer alguma queda, as luvas protegerão as suas mãos de esfolamentos e outros machucados, além de lhe dar mais segurança para manter a mão firme no guidão.

2 – Pesquise: No mercado há inúmeras ofertas de bicicletas para a prática do mountain biking. Certamente é um tarefa muito grande, pois há diversos modelos, marcas, preços e a bicicleta é composta por diversos componentes. É importante avaliar cada um destes componentes e não somente o preço da bicicleta completa. Avalie a qualidade e procedência de cada item. Por exemplo, há bicicletas que são vendidas como mountain biking, porém o “pé de vela”, alavanca onde o pedal é preso, é de material plástico! Isto é mais que perigoso na prática do esporte. É um item que fatalmente vai quebrar e poderá ferir o condutor da bike seriamente. Tenha em mente que não há bicicleta boa e barata. Solicite ajuda de alguém que seja profissional e muito experiente. Nem sempre o seu amigo que pedala poucas vezes ao ano, terá as informações corretas para te passar. Vá à lojas especializadas em bicicletas. Considere a possibilidade de alugar uma boa bicicleta em uma destas lojas para testar. Importante: as bicicletas tem tamanho adequado a compatível com a sua altura. Não tenha pressa, pesquise, informe-se!

3 – Referências: Encontre uma fonte confiável de informação sobre o esporte. Pode ser alguém que você conhece que pratica o esporte há um bom tempo. Pode ser um clube ou profissionais especializados no ensino do esporte.

4 – Aprenda as habilidades básicas: Isso inclui pedalada correta, posicionamento correto, equilíbrio, troca de marchas, curvas fechadas, subidas e descidas e transposição de obstáculos.

5 – Pratique suas habilidades: Praticar é fundamental. Quanto mais praticar, mais irá desenvolver suas habilidades. Procure um profissional e participe de algumas aulas para aprender as técnicas e os movimentos básicos do mountain biking. O bom posicionamento e uso correto de técnicas pode melhorar seu desempenho em até 70%.

6- Excitação: O mountain biking é um esporte excitante, não abuse da velocidade e não tente manobras além das habilidades desenvolvidas. Cada movimento e, a passagem de um estágio de dificuldade para outro, deve ser feito com muita responsabilidade e principalmente ciente de que está apto a manobras ou trilhas mais desafiadoras.

O mountain biking é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade. Cada um pratica no seu próprio ritmo. É um esporte que sociabiliza e integra.

Está esperando o quê? Venha para as montanhas pedalar com a gente!