Para pedalar em pelotão é necessário conhecimento e aptidão. Para os entusiastas, pedalar em pelotão é uma otima opção para quem quer fazer parte de um grupo, aumentando as opções de treino, diversão e principalmente, para elevar o nível de pedal.  

1.        Relaxe

Relaxe. No pelotão é importante aprender a mover-se com o fluxo do grupo. Uma vez que você tem alguma experiência com pedal logo perceberá que no grupo existe uma dinâmica.  Rapidamente será capaz de identificar os pontos onde há maior deslocamento, proteção contra o vento e os pontos onde é mais seguro pedalar.

Não há nenhuma outra maneira melhor de aprender a pedalar em pelotão a não ser ingressar em um grupo.  Seja calmo, concentrado e atento. Isso vai ajudar a melhorar a sua habilidade de movimentação e de tomar decisões táticas.

2.        Fique na frente

Ficar a frente do pelotão é um bom lugar para evitar acidentes. Porém demandará muito mais treino e atenção. Prepare-se para os ataques daqueles que estão na parte traseira do pelotão e com a possível variação de posição. Para economizar energia um bom lugar é estar entre os 10 a 20 primeiros ciclistas, pois estará protegido do vento e mais preparado para surpresas.

3.        Atenção com os ciclistas erráticos

Identifique os ciclistas que são perigosos e efique longe deles. Um piloto que não está mantendo uma linha reta, que tira as mãos do guidão o tempo todo, que não está em boa forma, ou que não está atento e focado na linha do percurso, mantenha-se distante para evitar o envolvimento em possíveis acidentes.

4.        Olhar em frente

Sempre mantenha seus olhos na estrada à frente. Atente-se para curvas fechadas, buracos, etc. É uma má idéia colocar fé cega no piloto da sua frente apenas. Mantenha sua cabeça para cima e esteja ciente/atento o tempo todo.

5.        Faça aliados

Seja respeitoso e cordial com outros pilotos do grupo. Um adversário pode se tornar rapidamente um aliado quando você estiver em um momento de dificuldade.  Ninguém gosta de um piloto imprudente.  Pedalar em um pelotão é como dirigir no trânsito — respeite os outros e não leve a sua raiva para a estrada. Fazer amigos no pelotão é importante, pois os outros ciclistas cooperarão contigo quando estiver com desempenho menor colocando-o em uma linha onde possa aproveitar a aceleração do grupo.

6.        Alimente-se bem no início

Alimentar-se nos primeiros quilômetros do percurso com líquidos e sólidos é fundamental para garantir a sua resistência até o final do percurso. Tente comer cerca de 350 calorias e uma ou duas garrafas de líquidos a cada hora, mesmo que o ritmo não seja forte.

7.        Quando em competição

a.       Sprint Smart

Uma corrida de sucesso requer mais do que apenas a potência e a velocidade. Você deve posicionar-se bem, manter-se fora do vento até os metros finais da corrida sem ficar “encaixotado” entre outros pilotos. Tenha uma imagem clara da linha a seguir e tente não ser prejudicado por outro piloto. Pedalar em pelotão é uma arte que requer inteligência, coragem, risco e agressão. Um bom sprint também requer muita reserva de energia. Seja esperto, fique fora do vento e permaneça na frente entre os 10 primeiros ciclistas.  

b.       Esconda o sofrimento

Quando estiver em uma competição esconda o seu sofrimento. Use a sua expressão facial para ganhar uma vantagem psicológica — Quando Lance Armstrong  isolou-se  atrás do pelotão durante uma turnê, fingiu estar sofrendo para incentivar um ritmo elevado de seus concorrentes. Eles queimaram seus estoques de energia tentando deixá-lo cada vez mais para trás porque pensavam que ele estava sofrendo e desgastado. Na subida final ele deu um ataque potente e pegou todos de surpresa colocando-se mais perto para a vitória no Tour. O seu comportamento no pelotão é percebido pelos outros devido a grande proximidade com todos os ciclistas, por isto fique atento para que possa traçar uma estratégia de ataque.

c.        Trabalho inteligente

Quando estiver em um pelotão no qual você se percebe mais preparado e capaz de ganhar permaneça perto do piloto que está liderando, fique perto e não ultrapasse. Economize energia e dê o ataque final quando estiver perto da linha de chegada.