Para obtermos um bom desempenho no esporte invariavelmente sempre focamos nossos esforços no condicionamento físico e nos esquecemos do condicionamento mental.

Na minha opinião o condicionamento mental é mais de 80% da condição para se obter bons resultados.

O atleta, seja profissional ou amador, estando muito bem preparado fisicamente, se por algum motivo se sentir abalado emocionalmente certamente não conseguirá obter os resultados esperados.

Quando nos sentimos ameaçados, despreparados, fracos, inábeis não há preparo físico que faça o desempenho melhorar. A mente comanda tudo!

Muitas vezes deixei de subir algumas subidas íngremes só pelo fato de que, quando estava lá embaixo, no início da subida, olhei para cima e pensei “nossa é muito forte, não vai dar”. Pronto! Todo o meu corpo se preparou para falhar, pois o comando já havia sido dado, tarde demais para mudar. A conseqüência, por mais esforço que eu fizesse, no meio da subida não conseguia mais continuar, pois segundo antes programei meu corpo todo para falhar.

Após ter iniciado a prática do mountain bike aprendi que condicionar o cérebro, ou seja, alimentá-lo com pensamentos positivos é o melhor caminho para o sucesso em qualquer área de sua vida.

O mountain bike é um esporte que nos traz muitos desafios, seja para o iniciante ou para o profissional. O mountain bike exigirá do praticante empenho e muita disposição para transpor obstáculos, terá que suportar poeira, barro, frio, sol, chuva e calor. Certamente o mountain bike causará um certo desgaste físico e mental. Mas se o praticante estiver preparado psicologicamente para encarar os desafios do esporte certamente vai aproveitar as maravilhas que o mesmo vai proporcionar: contato com a natureza, olhar para paisagens únicas e  ficar em contato com animais.

“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos porque seus valores tornam-se seus destinos.” Mahatma Gandhi

Os pensamentos tomam forma. Tenha certeza absoluta: Você é hoje o resultado de todos os seus pensamentos passados. Você se tornara, no seu futuro, o que está pensando agora.

Portanto nutra sempre pensamentos positivos, pense apenas nos bons acontecimentos, imagine todas as coisas boas que você quer que aconteça consigo. Limpe os pensamentos negativos.

A Lei da Atração é uma lei que existe. Não importa se você saiba ou não da sua existência, de uma maneira ou de outra ela estará agindo em sua vida.

Lembre-se que: Sua Mente tem o poder de fabricar a realidade. Todos somos seres vibracionais que interagem com as energias do universo.

Assim como para obtermos condicionamento físico precisamos nos exercitar com freqüência, o condicionamento mental é também um exercício que precisa ser praticado a todo momento.

Para se obter um condicionamento mental é necessário estar alerta constantemente. Pensando positivamente o tempo todo, em pouco tempo terá instalado em sua alma o alívio e um estado de felicidade.

A vida é uma jornada e para esta jornada ser prazerosa e alegre precisamos cuidar do nosso condicionamento mental. Todos somos fontes de criação, então crie o melhor para si.

Está diante de uma competição?  Imagine-se ganhando a competição. Está diante de uma oportunidade de emprego? Imagine-se sendo contratado. Ninguém o impedirá de criar todas as coisas boas que deseja, apenas a sua mente!

Portanto mãos à obra. Se você já cuidou do seu físico hoje, que tal parar alguns minutos e fazer uma mentalização para o dia de manhã? Mentalize o quanto seu dia será maravilhoso, independente da condição do tempo, do trânsito, de alguém não lhe desejar bom dia. independentemente de qualquer coisa, o seu dia amanhã será maravilhoso simplesmente por que você determinou, você é a fonte de criação do seu dia maravilhoso.

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” – Buda

Como complemento ao meu artigo recomendo este vídeo: http://youtu.be/fIsKM1LDK0s