É fato: Todos nós nascemos com a missão de aprender. Aprender a andar, falar, ler, escrever, dirigir, cozinhar, cuidar de plantas, usar computador, um smart fone, comportar-se, entre inúmeras  atividades presentes que farão parte de toda a nossa vida.

Enquanto estiver vivo o ser humano sempre estará aprendendo algo novo por mínimo que seja este aprendizado.

Atualmente, devido à crescente diversidade da cultura humana, existem escolas e cursos para tudo o que se possa imaginar. Curso para aprender a jogar bola, curso de origami, curso de idiomas, curso de meditação, curso de canto, curso de arco e flecha, ou seja, uma infinidade de opções para quem quer aprender algo.

Se tudo o que sabemos tivemos que aprender, e não necessariamente tudo o que sabemos, aprendemos quando jovem ou criança, porque as pessoas riem, ridicularizam quem ainda não sabe pedalar? Porque a respeito do aprendizado da bicicleta, as pessoas tem outro comportamento achando que todo mundo deveria aprender quando criança, que todo mundo deveria ter tido uma bicicleta quando criança, que todo mundo tem que saber a pedalar?

É muito estranho. Talvez seja porque as pessoas confundem o colocar a bicicleta em movimento, com o pedalar corretamente em segurança.

Qualquer pessoa é capaz de chutar uma bola. Eu mesma sei chutar, porém há uma enorme distância entre dar um chute em uma bola, e dar um chute sabendo direcionar a bola para onde se quer. Eu não tenho a mínima habilidade com bola, pois nunca me interessei em fazer um curso para aprender. Só no bairro onde moro, há mais de 10 escolas de futebol.

Com a bicicleta o processo é o mesmo. Colocar a bicicleta em movimento, equilibrar-se sobre a mesma é até relativamente fácil, porém, conseguir colocar a bicicleta na direção onde se quer,  pedalar por lugares estreitos, entre pessoas, fazer curvas fechadas, etc., requer a dinâmica do processo de aprendizado.

Na minha experiência ensinando pessoas a pedalar, posso afirmar com toda segurança que é mito que crianças aprendem mais rápido que adultos, que todo homem saber pedalar e que é mais difícil de aprender quando adulto. Na minha experiência muitos adultos aprenderam mais rápido que crianças. Ensinei muitos homens a pedalarem, incluindo alguns atletas de corrida. Alguns adultos aprendem em apenas 30 minutos de aula.

A partir do momento que você está lendo este artigo, convido-o a ser um agente de mudança, propagando o conceito correto, e desmistificando todos estes mitos a respeito da bicicleta. Ao invés de se espantar quando conhecer alguém que não pedala, o incentive a fazer aulas, a participar de um curso com profissionais capacitados e especializados no assunto.

Como disse anteriormente, um curso de bicicleta não necessariamente é dado para quem não sabe pedalar. Para saber se necessita de um curso, veja a lista de verificação abaixo. São técnicas simples e básicas para uma pilotagem com segurança e conforto. Se responder não a mais de 5 perguntas é recomendado que participe de algumas aulas para não passar por dificuldades constrangedoras ou por situações que possam colocar a sua integridade física em risco.

1. Consegue pedalar em linha reta por lugares estreitos?

2. Consegue fazer curvas fechadas tanto para a esquerda quanto para a direita?

3. Consegue pedalar em linha reta segurando o guidão com apenas umas das mãos?

4. Consegue fazer um zigue zague entre obstáculos cuja distância aproximada entre os obstáculos é de aproximadamente 2m?

5. Consegue pedalar em pé e usar este recurso para subidas, descidas e/ou  transposição de obstáculos?

6. Sabe trocar marcha de forma a fazer o aproveitamento das mesmas para transpor subidas ou melhorar o torque da bicicleta nos planos?

7. Consegue subir e/ou descer guias de calçada?

8. E quanto à altura do selim? Consegue pedalar sem que necessite colocar os pés no chão?

9. Consegue pedalar tranquilamente em lugares com muita gente, animais e crianças transitando?

10. Sabe quando deve utilizar o freio da frente, o freio traseiro ou ambos?

Como qualquer outro esporte ou atividade física, o andar de bicicleta deve ser levado a sério, pois é uma atividade que o coloca em movimento muito rapidamente e demanda destreza, raciocínio rápido do condutor para evitar acidentes e tirar proveito dos inúmeros benefícios que a bicicleta lhe proporciona.

Da mesma forma com que sentiria orgulho em dizer que está fazendo aula de Pilates, Tenis, Polly Dance, Natação, etc, diga com todas as letras e com muito orgulho: Estou indo para minha aula de pilotagem de bicicleta!