Com o crescimento da conscientização dos benefícios do uso da bicicleta, muitas pessoas me questionam a respeito do tipo de bicicleta que  devem comprar, qual é a melhor delas, ou ainda, se a bicicleta que possuem é adequada.

Então, aí vai algumas informações que considero importantes:

1- O primeiro passo para saber que bicicleta comprar é saber o tipo de uso que fará da mesma.

2- Qualidade e garantia é fundamental para o seu conforto e segurança. Não existe bicicleta boa de preço baixo.

3-   As bicicletas tem tamanho. O tamanho da bicicleta é definido de acordo com a sua altura.  Não compre uma bicicleta com tamanho inadequado a sua altura. Por exemplo, para uma pessoa de 1m50 o tamanho do quadro da bicicleta será 15, para uma pessoa de 1m80 o quadro poderá ser 21 ou 22.

4-  A grande maioria das pessoas se desestimulam a andar de bicicleta porque compraram a bicicleta errada. O ciclista precisa de conforto para pedalar. Se há desconforto ou dor é porque a bicicleta precisa de ajuste ou porque é inadequada a sua altura e/ou propósito.

5-  As lojas especializadas disponibilizam bicicletas para teste. Teste o máximo de bicicletas possível até se decidir. Bicicleta bonita não necessariamente será a melhor.

6-  Os componentes da bicicleta como o conjunto de marchas, freios,pneu, roda, entre outros,  são importantes. Busque por bicicletas cujos componentes são de qualidade e de fabricantes renomados. Repito o barato sai caro!

7- O modelo ou tipo de bicicleta está relacionado ao uso que será feito da mesma. Se será utilizada para lazer, meio de transporte, prática esportiva amadora ou profissional.

8-  O custo da bicicleta é proporcional ao tipo de material (ex.: alumínio ou carbono), a qualidade e sofisticação dos componentes (ex.: câmbio preciso de muitas marchas, rodas leves, pneu com ou sem câmera, etc.). O importante é saber que você terá a bicicleta por muito tempo e quer ter prazer ao utilizá-la. Portanto compre produtos de qualidade. Pegue referências com amigos com relação às marcas e também com relação às lojas especializadas.

9-  É um equívoco comprar a bicicleta mais barata e mais simples só porque está iniciando a pedalar. Se você não tem condicionamento físico adequado, não está acostumado a andar de bicicleta, pelo menos algo tem que estar bem para a sua pedalada, então que seja a bicicleta! O seu condicionamento virá com tempo, uma bicicleta ruim e de baixa qualidade não muda e será um grande empecilho para a sua evolução no prazer de pedalar.

10- Quando for comprar uma bicicleta busque ajuda de profissionais e lojas especializadas.

11- Faça o ajuste da bicicleta depois de comprá-la. O bike fit é uma técnica que vai ajustar a sua bicicleta ao seu corpo e é realizado por profissionais com formação em educação física e/ou fisioterapia. O ajuste da bicicleta a seu corpo é um procedimento sério. Lembre-se que ao praticar um esporte você precisa proteger o seu maior patrimônio, o seu corpo. Mesmo que o uso da bicicleta seja por lazer é importante tê-la ajustada. O bike fit pode ajudar a corrigir ou a compensar problemas de coluna, articulações, postura, entre outros. Não existe bike fit bom e profissional que seja gratuito ou baratinho! Fique atento, pois um ajuste de bicicleta mal realizado pode causar lesões, formigamentos e fortes dores.

12- Alguns diferencias impactam no preço da bicicleta. Por exemplo: bicicleta com ou sem suspensão dianteira, com ou sem suspensão traseira, quantidade de marchas (21, 24, 27, 30). Tipos de freios: v-break, freio a disco ou  freio a disco hidráulico. Tipo e qualidade do selim, tipo do pedal, entre outros.

13- É importante saber que, para todo tipo de bicicleta, existem os modelos femininos. Veja artigo completo a respeito de bicicletas femininas em: https://ciclofemini.com.br/2011/09/26/bicicletas-femininas/

14- Principais tipos de bicicleta. Há muita variação de oferta no mercado, mas destaco aqui os principais tipos e sua finalidade:

Mountain Bike: Bicicleta utilizada para uso em trilhas. Existem vários tipos de mountain bike desde os mais simples para uso urbano aos mais sofisticados utilizados em competições. Este tipo de bicicleta se popularizou por ser passível de ser utilizada em diversos tipos de terreno. A mountain bike pode ser “hard tail” ou seja, tem apenas a suspensão dianteira, ou então “full suspension”, com suspensão dianteira e traseira. Pode ser de alumínio ou carbono. Os preços variam muito de acordo com a qualidade e tipo do material com que é desenvolvida, o tipo e qualidade da suspensão e outros componentes como o câmbio, freios, etc. As rodas podem ser de aro 26 ou 29.

DownHill: uma variação da mountain bike. É mais pesada e própria para a prática esportiva. Descidas radicais de montanha.

 

 

 

 

 

Speed: Bicicleta de velocidade ou estrada. Utilizadas em terreno de asfaltado. Tem pouca aderência ao solo por isto isto é necessário técnica e pratica no uso deste tipo de bicicleta. Os pneus demandam alta pressão.  Exatamente por sua geometria, pressão alta nos pneus e pouca aderência ao solo são bicicletas que desenvolvem com facilidade alta velocidade.

Triatlo: é uma variação da Speed. São mais compactas e com geometria desenvolvida para poupar o atleta na transição para a corrida a pé. É uma bicicleta específica para quem pratica o esporte.

 

 

 

 

 

BMX: Abreviação de bycicle MotoCross, é utilizada para prática esportiva de manobras e saltos. Este mesmo tipo de bicicleta  pode ser utilizado em manobras de rua chamado “free-style”.

 

 

 

 

Urbana: A geometria da bicicleta é totalmente voltada ao conforto e estabilidade do ciclista. São bicicletas que podem vir com bagageiros ou sestinhas, com pára-lamas, sistema de iluminação, com pneu liso e mais fino (próprio para uso em asfalto) e com selim mais largo. O aro destas bicicletas pode ser 700. Há também as de aro 26. Podem ter suspensão dianteira ou amortecimento no canote do selim. Há também as urbanas simples que não tem marcha, chamadas de “single speed”. Estas bicicletas são leves e próprias para uso como meio de transporte ou passeio.

 

 

Artigo sugerido por Juliana  Servidoni do  http://blogviveresporte.com