ciclofaixa2

Quanto mais pessoas saírem pela cidade com suas bicicletas, mais a cidade terá que se preparar para receber os ciclistas. Uma forma de medir o nível de ciclabilidade de uma cidade é pela quantidade de ciclistas diários em suas ruas. Muitas cidades tiveram que se preparar para atender a demanda crescente de ciclistas.

Aqui no Brasil estamos caminhando lentamente, mas nota-se um movimento cada vez maior e crescente. As ciclofaixas, por enquanto tem como objetivo o lazer e não a mobilidade para o cotidiano da cidade, porém é o início do fomento a utilização da bicicleta e conscientização para uma vida mais saudável.

Em São Paulo, desde o seu início em 30/08/2009 a aceitação da CicloFaixa foi tão grande que o percurso já foi ampliado diversas vezes. No início o funcionamento era das 7h às 12h e atualmente é das 7h às 16h.

Nos dias que antecederam o Natal, 22 e 23 de dezembro a Ciclofaixa foi aberta na noite e madrugada, nem a chuva intermitente impediu que muita gente fizesse o passeio até a Av. Paulista.

Recentemente um novo trecho foi inaugurado, na região da represa de Guarapiranga, zona Sul de São Paulo. Com o novo trecho, que interliga a estação Jurubatuba da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à avenida Atlântica (antiga Robert Kennedy), foram acrescentados mais 11,20 km de percurso. Com a extensão do trecho na Guarapiranga, a Ciclofaixa passou a ter 119,7 km no total.

Em média, 150 mil usuários utilizam as ciclofaixas por dia de funcionamento.

Se a sua bicicleta ainda está enferrujando na garagem do prédio ou em algum canto de sua residência, não perca tempo, está na hora de leva-la para uma revisão geral e coloca-la em uso novamente. A Ciclofaixa te aguarda e é uma excelente opção de lazer e volta a atividade física, caso você esteja tão enferrujado quanto a sua magrela!

Conheça aqui todos os circuitos da Ciclofaixa.

Check list para saber como está o seu nível de pedal.