Ciclofemini
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1. Claro que o primeiro item é a bicicleta, seja emprestada, usada ou nova. Não precisa ser nenhuma bicicleta de última linha. Muitos dos alunos do Ciclofemini começaram com uma bicicleta simples e ao longo do tempo investiram em uma bicicleta adequada,  buscando melhor conforto e desempenho.

2. Bermuda para ciclismo. Recomendamos o uso de bermudas, pois para quem não está habituado a pedalar, a bermuda trará um conforto extra e, quando estiver habituado a bermda certamente trará mais conforto nas pedaladas de  altas quilometragens.  A camiseta de ciclista não é absolutamente necessária, porém é muito útil devido aos bolsos nas costas, zíper frontal e ao tecido que proporciona uma boa sensação térmica.

3. Creme anti assadura. É importante para proteger as regiões inferiores, como a virilha e região dos ísquios. Há várias marcas no mercado que são vendidas nas lojas especializadas de bicicleta, mas o uso de vaselina sólida, que é vendida em farmácias, é tambem apropriado.

4. Um capacete. Não vou entrar no debate do uso do capacete. Minha posição é que você deve usar, principalmente no ciclismo de estrada ou montanha, pois além de proteger caso ocorra alguma queda, serve de adereço para o biker.

5. Mecânica de emergência. É importante que você esteja apto a trocar o pneu da bicicleta fazendo reparo, ou substituição da camera de ar, conserto da corrente e pequenos ajustes nos freios e câmbio. Procure um curso ou ajuda de amigos para adquirir este conhecimento.

6. Habilidades para pilotar bem a bicicleta. Se você não tem muita destreza, não tem as competências básicas necessárias, você não é só um perigo para si mesmo, mas para os outros também. Algumas das coisas básicas que você precisa saber incluem: sinalizar com as mãos (pilotar apenas com uma das mãos no guidão), conhecer as regras de trânsito, saber  transpor obstáculos, fazer curvas fechadas, entre outras habilidades.  Muitas destas habilidades requerem tempo de treino. Você pode buscar um curso específico com instrutores que lhe darão o treinamento necessário e adequado as suas deficiências.

7. Desejo. Tudo o que fazemos, precisa ter uma boa dose de desejo. Andar de bicicleta  não é diferente. Para alguns de nós, o desejo vem fácil, porque nós amamos o  ciclismo. Para outros é mais difícil, porque o ato de pedalar tem motivos diferentes, tais como:  perder peso, praticar esporte de baixo impacto, etc. Seja o motivo que for, o desejo de realizar é fundamental para conseguir chegar lá. Formule alguns objetivos, trace um plano, certamente o ajudará  manter o desejo vivo.