imagem cedida pela IGP/TopeakAndar de bicicleta é saudável, tanto para a pessoa como para a comunidade: Essa é a conclusão do relatório da British Medical Association: “Ciclismo: Rumo a Saúde e a Segurança”.

Andar de bicicleta regularmente irá melhorar sua aptidão física e mental, e o ajudará a viver uma vida longa e saudável, além de reduzir o peso.

Três quartos de todas as viagens pessoais estão à menos de 5 quilômetros de distância do seu ponto de partida (do trabalho ou de casa), o que representa, em média apenas meia hora em uma bicicleta.

Mudar essas viagens curtas de carro para bicicleta irá beneficiar a sua saúde e sua comunidade. Você estará ajudando reduzir o ruído e poluição do ar, bem como o congestionamento do tráfego.

Quanto mais bicicletas nas ruas, mais benefícios para o meio ambiente e para a comunidade local. Mas certamente o maior beneficiado será você, como indivíduo.

Aumento do Condicionamento Físico: Sua força, resistência, condicionamento aeróbio e função muscular em geral, serão melhorados visível e clinicamente, com a prática de pedalar.

Andar de bicicleta é uma atividade de baixo impacto e uma das maneiras mais seguras e felizes de exercício, sem risco de excesso de esforço ou tensão de músculos e articulações. A atividade física regular também favorece um comportamento saudável que irá ajudá-lo(a)  reduzir peso ou até mesmo deixar de fumar (caso isso exista).

Redução do Ataque Cardíaco: Os músculos do coração são fortalecidos, pulso em repouso é diminuído e os níveis de gordura no sangue reduzidos. As pessoas que mantém o hábito de pedalar regularmente sofrem muito menos com doenças cardíacas.

Redução do Excesso de Peso: Andar de bicicleta ajuda na queima de gordura corporal e no aumento da taxa metabólica, fazendo-o(a) perder peso. Se você realizar atividade física regularmente pode desfrutar de uma dieta mais variada, sem aumentar o peso corporal. Andar de bicicleta é uma das formas mais confortáveis de atividade física para aqueles que estão retornando a prática do exercício, permitindo que, a maioria das pessoas entrem em forma facilmente, com segurança e sem esforço físico excessivo.

Redução do estresse: Estresse, ansiedade e depressão são todos aliviados, em parte devido à atividade física em si, mas também devido ao prazer e a satisfação em andar de bicicleta.

Andar de bicicleta é conveniente para viagens curtas, e muitas vezes mais rápido do que outras formas de transporte.

É um meio livre de estresse no praticar atividade física, pois pode formar parte de uma rotina diária. Portanto, não há necessidade de se preocupar com seu novo estilo de vida, pois não terá uma agenda super lotada de atividades, terá apenas uma: Pedalada!

Então, vá pedalar! Seu corpo e sua comunidade agradecerão.