Quando resolvi participar do Brasil Ride, sabia que enfrentaria um grande desafio, mas não tinha noção de que também seria um dos personagens de uma história épica do mountain biking profissional.

O Brasil Ride é uma competição que estabeleceu uma nova meta para os desportistas. Com duração de 7 dias,  percurso de 602 km,  em um cenário magnífico pelas  trilhas abertas na época do garimpo de diamantes do século XVIII no Estado da Bahia.

O Brasil Ride foi realizado entre duas cidades situadas na Chapada Diamantina. A primeira delas foi Mucugê, cidade história localizada no coração da Chapada, tombada pelo patrimônio histórico em 1998 por deter 58% do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A outra cidade, Rio de Contas, criada em 1745, foi a primeira cidade planejada do Brasil, considerada atualmente o principal pólo ecoturístico da Bahia.

No Brasil Ride tudo é épico, não somente o cenário da Chapada Diamantina, como também os números que compõem a competição: 350 pessoas na organização, mais de 6 mil refeições, mais de 80 mil litros de água, mais de 8 mil isotônicos, 500 quilos de fruta, 500 barracas e muito, muito mais.

Impressionante ! O que mais me chamou a atenção em uma competição deste porte, foi a organização impecável. Sente-se que a dedicação, a paixão, a alegria, a seriedade e o profissionalismo são a marca registrada da equipe organizadora.

Quando resolvi participar, meu objetivo principal era trazer à minha vida de biker um novo desafio, onde teria que me superar para transpor todas as dificuldades técnicas. Mas o Brasil Ride não me trouxe somente isto, trouxe também uma nova perspectiva do que é ser um atleta de mountain biking, e do real sentido do esporte em si.

Participando desta dura competição, tive que superar aspectos emocionais e  físicos. Tive que aprender na raça novas técnicas para conduzir minha bike em trilhas duríssimas de alto grau de dificuldade técnica. Exercitei muito a paciência, a tolerância e as frustrações. A cada hora, cada quilometro percorrido um novo sentimento e uma nova sensação. Sem dúvida alguma o sentimento que mais se fez presente foi o de admiração por todos os atletas, pelo local, pela equipe da organização, e muita, muita satisfação e alegria de me superar a cada etapa.

Ao final de 7 dias de competição, todos os participantes formaram uma grande família,  forte laços de amizade foram estabelecidos. Uma curiosidade foi o sentimento de fazer parte de uma tribo, de estar entre semelhantes, pois todos transpareciam ter o mesmo propósito, o mesmo desejo, a mesma dedicação e amor pelo mountain biking. Fazer parte deste mundo exclusivo é um sentimento indescritível.

Impossível ser a mesma pessoa depois de participar do Brasil Ride e eles sabiam muito bem disto quando criaram o slogan “More than a Race, a stage in your life” (Mais que uma corrida, uma etapa em sua vida).

Veja abaixo os links para os videos e fotos

Prólogo: Video e  Fotos

Segunda Etapa: Video e  Fotos

Terceira Etapa: Video e  Fotos

Quarta Etapa: Video e  Fotos

Quinta Etapa: Video e  Fotos

Sexta Etapa: Video e  Fotos

Sétima Etapa: Video e  Fotos