De todos os exercícios que podem ajudá-lo a perder peso, andar de bicicleta é um dos melhores.

Se você quer perder peso ou se você está procurando uma grande queima de calorias com novos exercícios para melhorar a sua aptidão ou para adicionar ao seu repertório de exercícios regulares, este artigo é para você.

Vou lhe dizer por que andar de bicicleta é tão especial, o que pode fazer por você e o que precisa para começar. Vou lhe fornecer uma lista de dicas úteis para ajudá-lo a pedalar de forma eficaz e segura para o resto de sua vida.

Os benefícios de andar de bicicleta

Ciclismo tem muitos benefícios para a saúde, especialmente para aqueles que querem perder peso. Aqui estão apenas alguns dos grandes aspectos do ciclismo:

  1. Andar de bicicleta é um dos exercícios aeróbicos mais fáceis para começar porque oferece uma grande variedade de intensidades de treinamento, incluindo níveis muito baixos de intensidade.
  2. Andar de bicicleta é um exercício que não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendões.
  3. Andar de bicicleta queima muitas calorias (mais de 500 por hora a um ritmo moderado para alguém pesando 80kgs).
  4. Andar de bicicleta pode ser uma atividade relativamente barata para participar.
  5. Andar de bicicleta pode ser uma atividade social e é facilmente realizada em grupo ou com a família e amigos.
  6. Andar de bicicleta pode ser feito em ambientes fechados ou ao ar livre.
  7. Andar de bicicleta proporciona treinamento aeróbio (para o coração e os pulmões), treinamento de resistência (para os músculos das pernas) e isométrica (estática) resistência (para os braços e outros músculos na parte superior do corpo).
  8. Andar de bicicleta pode ser feito relativamente com segurança em quase todas as idades.
  9. Andar de bicicleta é um exercício de treino perfeito para complementar a corrida, natação, etc e pode adicionar variedade a qualquer programa de exercício.
  10. Andar de bicicleta é cada vez mais seguro. Governos estaduais e prefeituras estão investindo em faixas de bicicleta dedicadas a ciclovias. O cenário urbano da cidade está mudando.

Por que pedalar?

Se você quer perder peso, existem muitas razões para você considerar a bicicleta como parte do seu regime de exercício diário.

Aqui estão apenas 10 das grandes coisas que o hábito de andar de bicicleta pode fazer por você:

1. Ajuda a queimar calorias em excesso e perder peso.

2. Melhora a sua aptidão cardiovascular a ganhar mais energia.

3. Ajuda a evitar doenças atreladas ao estilo de vida, tais como doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes.

4. Ajuda a aumentar a intensidade do exercício de forma lenta e controlada.

5. Ajuda a combinar o exercício com atividades com seu parceiro, filhos ou amigos.

6. Ajuda a conhecer pessoas (associando-se a um clube de ciclismo, por exemplo).

7. Ajuda a adicionar variedade à sua rotina de exercícios atual.

8. Ajuda a combinar o exercício ao ar livre, com explorar novos lugares e disfrutar de novos cenários.

9. Ajuda a tonificar, fortalecer e modelar os músculos das pernas e braços.

10. Pedalar é um exercício de fácil programação, progressão (passeios mais rápidos ou mais longos) e variação de intensidade (variando a  velocidade de condução e distâncias).

O que é necessário para começar

Uma das grandes coisas sobre andar de bicicleta, é que é uma prática relativamente barata para se iniciar. Mesmo que não saiba pedalar, o aprendizado é rápido e totalmente possível em qualquer idade.

Claro, há aqueles que entram no ciclismo e gastam uma pequena fortuna em equipamento sofisticado, mas para aqueles que querem apenas começar e perder peso, segue uma lista dos itens básicos que você vai precisar, assim como os opcionais, que você pode considerar para fazer a pedalada mais agradável.

Os Essenciais

  1. Uma bicicleta!
  2. Um capacete.
  3. Kit de reparo para pneus, câmera de ar, espátulas e bomba para encher a câmera.
  4. Suporte para garrafa de água para acoplar na bicicleta.

Os Opcionais

Embora classificado como opcionais, se você puder investir, recomendamos que considere seriamente:

  1. Óculos de sol e protetor solar.
  2. Shorts de bicicleta de boa qualidade (bermudas) com forro acolchoado na região dos genitais.
  3. Luvas de bicicleta com palmas acolchoadas.
  4. Velocímetro:Para monitorar sua distância e velocidade. São ótimos para monitoramento da velocidade e distância de cada passeio, e alguns estimam o número de calorias queimadas durante cada passeio. Além de manter um diário de exercícios. Você pode usar esta informação valiosa para gradualmente aumentar seu nível de ciclismo, distâncias e velocidades, bem como acompanhar o seu progresso.
  5. Monitor de freqüência cardíaca. Para ajudá-lo a regular sua intensidade. Enquanto um velocímetro básico pode ajudar a monitorar velocidade e distância, estes podem ser muito influenciados por ventos fortes e morros íngremes. O monitor ajuda a superar as inconsistências dessas influências externas e é a ferramenta perfeita para medir a intensidade do exercício.
  6. Telefone celular (para chamar ajuda, caso necessite).

Dicas úteis para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do exercício, para pedalar seguro e eficaz.

  1. Bicicleta: Uma bicicleta barata com poucos recursos é ok para começar, mas recomendamos, no mínimo, que as rodas sejam com sistema de blocagem e pelo menos 21 marchas.
  2. Que a Bicicleta seja apropriada a sua estatura. O tamanho da bicicleta é importante para o seu bem estar, conforto e segurança.
  3. Há muitos tipos de bicicletas disponíveis, de bicicletas de estrada à bicicletas de montanha e muitos outros tipos e modelos. Para definir o melhor estilo ou modelo de bicicleta é necessário definir o propósito de uso da bike. Lazer, esportivo, transporte etc.
  4. Para aqueles que querem apenas passear moderadamente, somente para perder peso, irá fazer a maior parte de seu percurso em parques ou ciclovias, recomendamos uma bicicleta híbrida com pneus de estrada.
  5. Utilizar a altura correta do assento (selim), é muito importante para não forçar os joelhos. Certifique-se de que a altura do assento esteja ajustado corretamente à altura do seu quadril.
  6. Quando se trata de custos relacionados a bicicleta, esteja preparado para pagar mais para bicicletas que são mais leves e cujos componentes são de boa qualidade.
  7. Capacete: Certifique-se de que o capacete que você usa é adequado para sua cabeça. Capacete tem tamanhos e diversos modelos. Na hora de escolher em qual item economizar, que não seja no capacete, pois é de longe o item mais importante para a sua segurança. De modo geral, esteja preparado para gastar mais dinheiro com capacetes muito leves e propriedades de ventilação superior. É altamente recomendável evitar comprar um capacete de segunda mão. Compre capacete de um vendedor de confiança que irá se certificar de que seu capacete se encaixa corretamente na sua cabeça.

Iniciando

Aqui estão algumas dicas para tornar o pedalar seguro, eficaz e divertido:

  1. Consulte o seu médico antes de começar a andar de bicicleta ou qualquer novo programa de exercícios.
  2. Comece devagar e mantenha distâncias curtas inicialmente e lentamente aumente suas distâncias e velocidades.
  3. Utilize sinais de braços e mãos para avisar as manobras, como entrar à direita, esquerda, parar ou que pretende mudar de faixa.
  4. Obedeça todos os sinais de trânsito ao praticar o pedal urbano.
  5. Faça do pedal um momento de diversão, incluindo amigos e talvez parando para tomar um refresco ao longo do caminho.
  6. Altere o seu percurso, varie a paisagem.
  7. Alterne o seu pedal com distâncias e intensidades programadas para intensificar e maximizar a perda de peso.
  8. Setenta por cento de seu pedal deve ser feito em uma intensidade moderada de 60-80% da sua frequência cardíaca máxima.
  9. Durante o pedal hidrate-se regularmente.
  10. Pratique o ciclismo indoor quando chover ou intensificar seus exercícios.
  11. Ouça o seu corpo. Se você precisar de uma pausa durante seu passeio, pare e descanse antes de prosseguir.
  12. Planeje a sua rota de forma que atenda seus objetivos de exercício e lazer.

Conclusão

Se você quer perder peso e está procurando o exercício perfeito, ou se você está procurando um ótimo exercício para adicionar ao seu repertório de exercícios de queima de calorias, andar de bicicleta é a melhor opção.

Agora você sabe por que o ciclismo é o exercício perfeito para a perda de peso e o que você precisa para começar eficazmente e com segurança.

Andar de bicicleta irá torna-lo mais feliz e muito mais saudável.

Divirta-se!