Ciclofemini
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Prof. Arnaldo

Conheça os benefícios da pratica do Spinning para melhor performance de suas pedaladas.

Ciclofemini entrevista o Prof. Arnaldo, professor especializado em aulas de spining

 BF: Há quanto tempo você ministra aulas de spinning?

AMBC: Pedalo já a três anos, mais comecei a ministrar aulas a um ano e meio.

 BF: Qualquer pessoa pode praticar spinning?

AMBC: Sim, desde que tenha feito um exame físico e cardíaco completo e tenha a devida liberação de um médico competente.

AMBC: Vai depender muito do efeito esperado, se a intenção for redução de gordura, uma freqüência de 60% a 70% da freqüência cardíaca máxima usando assim a gordura como principal fonte de energia, já para resistência e força, costumamos usar freqüência cardíacas variadas chegando ate a 90% da capacidade cardíaca máxima.

BF: Quais os benefícios da prática spinning?

AMBC:Temos vários benefícios físicos, psicológicos e sociais, entre eles, melhora na condição cardíaca, melhora no tônus muscular,aumento da resistência cardíaca e respiratória,funcionando também como um ótimo relaxante para o stress diário, fora o contato entre amigos que sempre pedalam e se divertem  juntos.

BF: Como o spinning pode ajudar atletas que praticam ciclismo out door?

AMBC: São pedaladas diferentes, porem no spinning conseguimos corrigir má postura na pedalada, aumento de força muscular e não deixa de ser um treino de pedalada, já que nos dias de hoje não é sempre que conseguimos pedalar na cidade grande.

BF:Qual é a freqüência ideal de aulas, participar quantas vezes na semana?

AMBC: Vai da motivação do aluno, podendo pedalar a semana inteira se quiser, apenas moderando carga e freqüência cardíaca, porem aconselho um mínimo de Três vezes na semana para um resultado consistente e rápido.

BF: Quais são os tipos de exercícios aplicados, existe variação de ritmo e intensidade?

AMBC: Sim o spinning é puro ritmo e intensidade, ritmos mais acelerados, são ideais para trabalhos de velocidade e ritmos mais pausados, para trabalharmos mais força, usamos  variações de posição para recriarmos diversos tipos de situações da pedalada, assim como diferentes ritmos, para motivar a pedalada.

BF:  Quais acessórios são importantes para a aula, como banco de gel ou bermuda acolchoada, sapatilhas, toalha, frequencímetro?

AMBC:Para iniciantes apenas um short ( de preferência de lycra) basta, mais com o gosto pelo esporte alguns acessórios vem para acrescentar, um bom frequencímetro ajuda a controlar os batimentos, assim como o banco de gel e as sapatilhas proporcionam um maior conforto para o aluno, já a toalha fica a critério de quem não quer sair molhado da aula.

BF: A hidratação é importante durante a aula?

AMBC: Hidratação sempre é importante durante qualquer esporte, mais tem que ser uma hidratação na medida certa, ou com isotônicos ou mesmo com água, mais nunca em grande quantidade, para que o atleta não se sinta pesado durante a atividade, ao termino da atividade uma hidratação abundante sempre é bem vinda.

BF: Quais são os grupos musculares trabalhados na aula de spinning?

AMBC:Trabalhamos grande parte dos músculos inferiores,  como bíceps e quadríceps femoral, gastrocnêmicos (mais conhecidas como panturrilhas ), assim como grande glúteo, mais também trabalhamos rigidez muscular abdominal e dorsal.

BF:  Qual é a quantidade de queima de calorias em média?

AMBC: Isso varia muito de pessoa pra pessoa, de metabolismo para metabolismo, mais temos uma media de perda de 500 a 800 Kcal.

BF:  Qual a duração da aula?

AMBC: Também varia de academia para academia, e de turmas, mais em geral temos aulas de 30 minutos, 45 minutos e 60 minutos.

BF:   Porque o spinning (ciclismo indoor) se tornou tão popular?

AMBC: O spinning se tornou uma febre nas academias, por ser um forma divertida e descontraída de fazer exercícios aeróbios, reduzir peso e gordura sendo assim uma forma divertida de malhar.

BF:   Quais são suas dicas para quem quer iniciar aula de spinning?

AMBC: Tenho apenas uma dica, faça seu exame médico e comece a praticar depois vocês não vão mais querer parar.

Prof:  Arnaldo M. B. de Carvalho é graduado em Educação Física pela Universidade Paulista . Atua como Massoterapeuta ,Prof. de Spinning in door, Personal trainner e Personal Executive Fitness.