Sabia que a forma de usar o seu cabelo durante a pedalada pode interferir no seu desempenho?

Está provado! O cabelo pode interferir no arrastro. Já foi comprovado que a remoção dos pelos das pernas e braços dos ciclistas pode reduzir em até 82 segundos o tempo da pedalada acima de 40 quilometros. Se os pelos das pernas e braços podem interferir no arrastro e aerodinâmica o que dizer dos cabelos longos das mulheres, qual a solução? Definitivamente o cabelo solto ou apenas um rabo de cavalo podem não ser uma boa solução, muitas mulheres, principalmente as que têm o cabelo mais fino, verão que ao final do pedal o cabelo estará completamente embaraçado e com muitos nós.

Entendendo a dinâmica dos fluídos e o que  isto tem haver com o seu cabelo

mae-3A mecânica dos fluidos, que é a ciência dos líquidos (líquidos e gases) em movimento. A circulação de líquidos e gases é geralmente referida como “fluxo”, um conceito que descreve como se comportam os fluidos e como eles interagem com o seu ambiente envolvente – por exemplo, movendo-se a água através de um canal ou tubo, ou sobre uma superfície. O vento faz com que o ar se mova ao redor de prédios e outras estruturas, que também pode ser movido através de bombas e ventiladores. Uma área de particular interesse é o movimento de objetos através da atmosfera. Este ramo da dinâmica de fluidos é chamada de aerodinâmica, que é a dinâmica dos corpos em relação aos gases, especialmente a interação de objetos em movimento com a atmosfera em movimento. Então saiba que o seu cabelo pode interferir melhorando ou piorando a aerodinâmica e consequentemente o seu desempenho na sua pedalada.

Estilos de cabelo testados no Túnel de Vento

A Specialized testou quatro penteados básicos no túnel de vento para ver qual deles criou mais arrasto. Mas o que é arrasto? Duas forças básicas atuam na aerodinâmica: o arrasto e a sustentação. O arrasto é a força de resistência gerada quando um objeto se move no ar ou na água, que aumenta proporcionalmente à velocidade e à forma do objeto.

Os estilos de penteados testados pela Specialized foram: cabelo solto, rabo de cavalo, coque e trança. Não surpreendentemente, o cabelo solto foi o mais lento. O rabo de cavalo foi essencialmente idêntico ao cabelo solto, o coque também veio na mesma linha, não economizando tanto tempo quanto se pensava. A trança foi a vencedora imbatível, comparado aos outros três estilos reduziu o tempo em 14 segundos nos 40 quilômetros.

Seja Criativa!

Agora que sabemos que trançar o cabelo para pedalar, não só evitará os nós e emarmae-2anhados como também você se tronará mais rápida! Mas fazer sempre mesma trança pode parecer sem graça. Se você tiver tempo para pesquisar e testar no Youtube você encontrará diversos tutoriais para aprender a fazer tranças incríveis.

Capacete e Alopécia de Tração
A alopecia de tração é a perda de cabelo por tensão repetitiva ou prolongada dos fios de cabelo, causada por penteados apertados ou uso de apliques (mega hair). Não é muito comum, mas o uso de capacete apertado ou muito frequente por longos períodos de tempo e tendem a esfregar ou puxar repetidamente na mesma área o cabelo pode realmente causar alopecia. Fique atenta!

Dicas para evitar a alopecia de tração:
– Alterar a posição / localização do seu penteado
– Não amarre o cabelo quando você dorme, pois pode colocar tensão em seu cabelo sem que perceba.
– Nunca use elásticos plásticos, usem os cobertos com fios de tecido
– As fronhas de seda ou cetim causam menos atrito em seu cabelo que as de algodão ou nylon
– Use o cap de ciclista sob o seu capacete, pois pode criar uma barreira ou amortecimento para o seu cabelo entre o capacete e evitar a fricção adicional.
– Alterar os penteados sempre mudando a posição onde prende ou onde reparte do cabelo.
– Certifique-se de que seu cabelo está hidratado, pois o cabelo frágil seco é mais propenso a quebrar
– Finalmente, certifique-se de que seu capacete esteja apertado o suficiente para ser seguro, mas não apertado demais causando fricção no couro cabeludo.

Capacetes Limpos são Bons Capacetes!

mae1Você sabia que um capacete sujo pode ser infestado com bactérias? E também pode ficar incrivelmente malcheiroso. Saiba que as almofadas de conforto dentro do capacete estão absorvendo não apenas a sua glória ciclismo, mas o seu suor.

Lave o seu capacete com frequência, pois não só evitará odores desagradáveis, mas também aumentará o tempo de vida útil das almofadas internas e das correias, pois o sal decorrente da transpiração pode danificá-las.

Use somente água e sabão neutro, nunca produtos químicos, exceto aqueles que são próprios para a limpeza de capacete e são encontrados nas lojas especializadas em venda de bicicleta. Há também desodorantes específicos que evitam a proliferação de bactérias e fungos que causam o mau odor. Depois de lavar retire o excesso de água com toalhas de papel e deixe o secar a sombra.

 

Este artigo é uma interpretação do artigo: https://cyclingtips.com/2016/11/how-do-i-deal-with-helmet-hair-fast-and-stylish-solutions-with-ask-ella/

Fotos: Mae Elizabeth Gurene (Instagram account @maeelizabethg)

Comentários(0)

    Deixe um comentário