Cicloviagem Ilha Comprida Cananéia (2)O Brasil é um país surpreendente em todos os sentidos, mas quando falamos em natureza e lugares para pedalar o país é especial. Basta procurar e logo, bem perto de sua região há um lugar lindo para se fazer uma cicloviagem.

Desta vez o pedal foi por Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.

Iniciamos a viagem em Iguape, percorremos 60Km do total de 74Km de praia de Ilha de Comprida e atravessamos a balsa para chegar na cidade de Cananéia.

As três cidades estão localizadas no litoral sul do Estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira.

IGUAPE: Controvérsias à parte, pode-se afirmar que Iguape nasceu com o Brasil. A data de fundação da cidade é desconhecida, sendo escolhido o dia 3 de dezembro de 1538 como a data oficial. Sua fundação é atribuída ao degredado português Bacharel Cosme Fernandes – vulto dos mais controvertidos da história pátria –, juntamente com o aventureiro castelhano Ruy Garcia de Mosquera.

O turismo, hoje, é uma das principais economias do município, ao lado da pesca, do comércio e serviços e da agricultura. Já em fins do Século XIX, as praias de Iguape e Cananéia eram utilizadas por veranistas. Os médicos destacavam as qualidades terapêuticas da água do mar

ILHA COMPRIDA: A Estância Balneária da Ilha Comprida, com dez mil habitantes, desde sua emancipação político-administrativa das cidades de Iguape e Cananéia, em 1991, o município se orgulha de seus indicadores de crescimento. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Ilha saltou da 567º para a 147º posição no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano. Para bem receber os visitantes, a cidade conta com ampla rede hoteleira, eventos o ano inteiro e centros comerciais em crescimento.

As trilhas, que percorrem praias, dunas, vilas caiçaras, manguezais e sambaquis,  são roteiros obrigatórios.  Também há o ambiente perfeito para prática de esportes ligados à natureza. Afinal, são 74 km de praias ininterruptas, além da beleza do Mar Pequeno, que margeia as principais vilas da Ilha.

CANANÉIA: Cananéia está situada no extremo sul do Litoral Paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR). Considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

Tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como Lagamar, é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar e compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica. Aí encontram-se inúmeros sítios arqueológicos, os sambaquis, datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial. Na diversidade desse ambiente você encontra ainda: o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

Veja aqui:

Fotos da Viagem

Video da Viagem

Próxima viagem: Faremos novamente este roteiro em 23 e 24 de Fevereiro de 2013. Será um grupo pequeno de 14 pessoas. Tendo interesse em participar faça contato conosco pelo e-mail ciclofemini@ciclofemini.com.br