Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

Um plano infalível dividido em dez etapas para a sua qualidade de vida melhorar cada vez mais.

O ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo, originário da Índia, ensina que não precisamos esperar ficar doentes para agir a favor da nossa saúde. Ao contrário, devemos colocar foco e atenção no nosso dia a dia para não só prevenir as doenças como também para favorecer a nossa qualidade de vida. Que tal aprender com esta sabedoria milenar em dez simples passos? São eles:

1-      No nível básico, o ser humano, precisa de três coisa para sustentar a vida: comida, água e ar (o chamado prana). Com alimentos puros, sem agrotóxicos, e crie o hábito de beber água de qualidade. O prana nos alimenta tanto quanto o alimento sólido. Para obtê-lo, o contato com a natureza é essencial.

2-      Mantenha uma rotina conectada ao ritmo da naureza. Acorde com o nascer do sol, faça do almoço a sua principal refeição e dê inicio a um processo de aquietamento logo que o sol se puser.

3-      O repouso adequado melhora a nossa qualidade de vida. Cultive não só o sono de qualidade, mas práticas relaxantes como ioga e relaxamento.

4-      Escolha um esporte de que você realmente goste e exercite-se por 30 minutos diariamente.

5-      Encontre um trabalho agradável e condizente com o seu propósito de vida.

6-      Mantenha relacionamentos saudáveis, tanto sexual quanto afetivamente.

7-      Desenvolva um caráter tolerante e uma personalidade idem. Isso fortalece nossos sistemas nervosos e cardiovascular.

8-      Preste atenção nas necessidades do seu corpo. Procure médico para tomar os suplementos vitamínicos que faltarem para o seu equilíbrio e faça uso de ervas naturais.

9-      Medite duas vezes por dia. Comece com 5 minutos pela manhã e vá aumentando gradativamente  o final da tarde, até atingir 20 minutos.

10-   Vivencie o aqui e o agora. O momento presente é o presente mais precioso que o universo nos dá.

Márcia de Luca é especialista em Ioga, Meditação e autora do livro Ayurveda – Cultura de Bem viver. Para contatá-la, escreva para gol@trip.com.br

Texto extraído da Revista Gol.