Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

Como o Brasil é um país de clima quente, muitos ciclistas deixam de usar o capacete alegando o incomodo pelo calor. Antes de sair pedalando por aí, é imperativo que você tenha todos os equipamentos necessários e um desses itens é o capacete. De todos os equipamentos de ciclismo de estrada, acho que o capacete é o item mais importante, pois oferece proteção para nossa massa cinzenta!

Cinco passos para escolher um capacete de ciclismo.

1. Encontre o seu preço adequado. Capacetes de ciclismo de estrada podem variar de R$200,00 a R$600,00. Design, materiais, sistemas de retenção e finalidade são o que impulsionam os preços. Todos eles oferecem proteção , mas características como mecanismos de ajuste personalizado, viseira  regulável/removível, redução de peso, materiais exóticos e ventilação extra, vão custar mais. Capacetes mais caros tendem a ter mais sistemas de ajustes.

2. Verificar a certificação. Capacetes de ciclismo tem certificação. Os capacetes são obrigados por lei a atender normas de segurança. O objetivo destas normas é certificar-se de que o capacete pode resistir ao impacto protegendo a sua cabeça. Os capacetes estão ficando mais leves e mais confortáveis a cada ano, será fácil de encontrar algo que esteja dentro do seu padrão de exigência, seja financeiro ou de conforto.

3. Modelos de capacetes.  Há vários modelos e marcas disponíveis. Procure por aqueles que oferecem o menor peso, maior ventilação, design aerodinâmico e melhor custo-benefício. Lembre-se que há modelos específicos para mulheres.

4. Encontre o seu tamanho. Esta é a etapa mais importante em todo o processo. O seu novo capacete deve caber corretamente, do contrário não oferecerá proteção correta. A maioria dos bons capacetes oferecem algum tipo de sistema que permite ajustá-lo à sua cabeça.  Isto é conseguido com uma a rodinha ou outro mecanismo na parte traseira do capacete.

5. Quatro passos para a escolha/teste de um capacete:

1. Experimente o capacete. Segure o capacete e balance a cabeça. Ele deve ser ajustável e muito confortável.  Não pode ser pesado. Fique um tempo com ele.

3. Ajuste o sistema de retenção, para que o capacete permaneça em sua cabeça. Se ficar frouxo teste outro tamanho.

4. O ajuste da sinta ao queixo deve estar confortável quando você abrir a mandíbula.

5. Obter ajuda. Peça ajuda ao atendente da loja. Os atendentes sabem como ajuda-lo a escolher o produto mais adequado à sua anatomia.