Ciclofemini
Ciclofemini
Ciclofemini

autossabotagemFique atenta aos seus comportamentos repetitivos, pois muitos deles podem ser indício de autossabotagem, principalmente quando começar a repetir atitudes destrutivas.

Comportamento repetitivo – muitos dos comportamentos repetitivos que temos são inofensivos, por exemplo: trancar a porta de casa ao sair, apagar a luz, escovar os dentes. Se alguém lhe perguntar se trancou a porta, se apagou a luz ou quantas vezes escovou os dentes, certamente vai parar para pensar, pois este tipo de comportamento repetitivo é automático, porém sem que nada interfira negativamente em sua vida.

Devemos sim é ficar atentas ao comportamento repetitivo que nos destroem, que nos deixa para baixo, que dificulta a realização de nossos sonhos e consequentemente o desenvolvimento de nossas vidas.

Um exemplo clássico de comportamento repetitivo negativo é o famoso deixar para começar algo importante em uma “segunda-feira” qualquer. Em quantas segundas-feiras você de fato iniciou o regime, se matriculou na academia, no curso de inglês, deixou de fumar? Etc.

Como nos autossabotamos

Estamos acostumadas a automatizar quase tudo. Fazemos várias atividades sem nos darmos conta, simplesmente porque está automatizado. O problema é quanto automatizamos comportamentos e atitudes que nos fazem mal. Quem já não comeu até se empanturrar e depois se arrependeu de ter comido tanto? Isto é autossabotagem!

Você sabe que pela manhã terá um treino de bicicleta, mas na noite anterior fica até tarde no trabalho. Tudo o que não fez durante a semana, tudo que procrastinou, deixou para fazer na noite anterior a manhã do treino de bicicleta. Chega tarde a casa, come mal, dorme mal e muito pouco, quando o relógio desperta as 4 ou 5 manhã, o desliga e pensa: na próxima semana vou. Vira para o lado e continua dormindo.

O outro exemplo é um pouco parecido, só que a pessoa consegue ir para o treino, mas não dá conta de acompanhar o grupo. Neste momento começa a autocrítica, acha que deveria treinar mais para poder acompanhar o grupo, mas nunca o faz de fato. Acha que não tem a mesma capacidade, começa a buscar um monte de defeitos e desculpas, para justificar o mau desempenho, mas se esquece de que exagerou na noite anterior ao treino.

Na semana seguinte o mesmo padrão é repetido. Ter consciência sobre este padrão de comportamento autodestrutivo, ter consciência do ciclo da repetição pode ser um grande passo para a superação e mudança de atitude.

Procure perceber se o seu comportamento está repetitivo e te sabotando. Procure perceber o porquê deixou de ir ao treino, ou se foi o porquê não conseguiu acompanhar o ritmo dos demais. Faça anotações. Deixe lembretes. Faça uma análise do real motivo. Encare o espelho e seja sincera consigo mesma: Dei-me mal no treino de hoje porque na noite passada, comi ou bebi demais, exagerei no trabalho, dormi muito tarde!

Porque sabotar-se?

Não há uma causa única, mas tente perceber se não se acha merecedora de algo bom, merecedora de um momento só pra si, se não se julga ser merecedora de fazer aquilo que a faz feliz. Talvez inconscientemente você acredite ser incorreto sair para uma pedalada enquanto milhões de outras pessoas já estão enfurnadas no escritório e só você terá o prazer de pedalar um dia na semana por uma hora apenas, mas ficar completamente feliz e realizada com isto.

Talvez você tenha entendido em algum momento de sua vida que não é seu direito fazer aquilo que lhe dá prazer. Frases ou palavras ouvidas e mal interpretadas na infância criam cenários tenebrosos no entendimento inocente e imaturo de uma criança e ficam gravados na “alma”.

Fique atenta se um padrão de comportamento a está afetando. A repetição deste padrão pode virar uma compulsão velada e consequentemente a autossabotagem acaba fazendo parte do seu cotidiano. Para amenizar a situação você se enche de desculpas, culpa a si mesma ou terceiriza a responsabilidade.

A autossabotagem é uma tentativa da sua mente de manter o status quo e garantir que nenhuma grande mudança ocorra e abale a manutenção do equilíbrio aparente da sua vida.

Sabe aquela pessoa que sempre tem uma desculpa para não ter se dado bem no treino? Sempre diz que trabalhou demais, que teve uma noite mal dormida. Arruma uma série de subterfúgios racionalizadores para não assumir o receio de insuficiência. Na realidade esta pessoa já tinha uma desculpa socialmente aceita para se justificar. Caso tivesse sucesso comemoraria, mesmo sabendo que não deu tudo de si. E diante de um eventual fracasso, pode atenuar sua culpa.

Quer sabotar a autossabotagem? Faça um exercício. Pegue um bloco de anotações coloque a data e justifique a sua não ida ao treino na data de hoje. Anote tudo em detalhe. Depois sinalize com um marca texto, tudo aquilo que realmente poderia ter sido feito em outro dia, que não deveria ter sido procrastinado, que poderia ser feito no dia seguinte ao seu treino. É importante ser profundamente honesta consigo mesma, pois a ajudará a sair deste “looping” de negatividade.

Ter ciência de si mesma, de seu padrão de comportamento pode ser um caminho muito eficiente para seguir a vida de forma diferente.

Comentários(46)

  • Luzia Pasqualini
    6 de dezembro de 2015, 14:27  Responder

    Que artigo ótimo. A autosabotaogem…também a estudamos nos estudos cientificos da conscienciologia..Eu e o Lucas. Parabéns.Vou comprar uma bicicleta. Beijos. Saudades

  • 26 de março de 2022, 08:00  Responder

    I am not sure where you are getting your information, but
    good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for great information I was looking for
    this information for my mission.

  • 27 de março de 2022, 18:44  Responder

    I like the valuable info you provide in your articles. I’ll bookmark your weblog and
    check again here regularly. I am quite certain I’ll learn many new stuff
    right here! Good luck for the next!

  • 1 de abril de 2022, 21:08  Responder

    You can definitely see your expertise in the article you write.
    The arena hopes for even more passionate writers like you who
    are not afraid to say how they believe. All the time follow your heart.

  • 2 de abril de 2022, 19:27  Responder

    I am genuinely happy to read this weblog posts which carries plenty of helpful facts, thanks for providing these information.

  • 3 de abril de 2022, 08:30  Responder

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this fantastic blog!
    I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to fresh updates and will talk about this site with my Facebook group.
    Chat soon!

  • 3 de abril de 2022, 19:18  Responder

    hello there and thank you for your info – I have definitely picked up something
    new from right here. I did however expertise a few technical points using this website, since I experienced to reload the web site lots of
    times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your hosting is OK? Not that
    I am complaining, but sluggish loading instances times will

  • 4 de abril de 2022, 02:54  Responder

    Link exchange is nothing else but it is just placing the other person’s blog link on your page at
    proper place and other person will also do similar in favor of you.

  • 4 de abril de 2022, 19:22  Responder

    What’s up i am kavin, its my first time to commenting anyplace, when i read this piece of writing i thought i could also create comment due to this brilliant post.

  • 5 de abril de 2022, 14:33  Responder

    of course like your web-site however you need to check the spelling on quite a few of your
    posts. Many of them are rife with spelling
    issues and I find it very troublesome to inform the reality
    on the other hand I’ll surely come back again.

  • 5 de abril de 2022, 18:36  Responder

    Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that
    it is really informative. I am going to watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  • 6 de abril de 2022, 12:52  Responder

    Its such as you read my thoughts! You appear to grasp a lot about this, such as
    you wrote the book in it or something. I feel that you
    simply can do with a few percent to pressure the message
    house a little bit, but instead of that, that is fantastic
    blog. A fantastic read. I’ll definitely be back.

  • 7 de abril de 2022, 01:41  Responder

    Thanks to my father who told me regarding this website, this blog is
    actually remarkable.

  • 10 de abril de 2022, 08:19  Responder

    Thanks in support of sharing such a nice idea, piece of writing is nice, thats why
    i have read it entirely

  • 29 de abril de 2022, 07:19  Responder

    593013 569070Currently it seems like BlogEngine will be the best blogging platform out there proper now. (from what Ive read) Is that what youre making use of on your weblog? 590387

  • 9 de maio de 2022, 17:42  Responder

    127769 111901Great post man, keep the nice function, just shared this with my friendz 996072

  • 10 de maio de 2022, 01:21  Responder

    Ahaa, its pleasant discussion regarding this piece of writing at this place
    at this web site, I have read all that, so now me also
    commenting here.

  • 11 de maio de 2022, 01:34  Responder

    835812 893838Truly fighter messages are supposed to amuse offer praise into the groom and bride. Very first time audio system watching over the top places need to also remember you see, the senior guideline with the speaking, which is your specific person. best man speeches brother 769392

  • 11 de maio de 2022, 12:00  Responder

    As the admin of this web site is working, no hesitation very soon it will be well-known, due to its feature
    contents.

  • 13 de maio de 2022, 13:24  Responder

    Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success. If you know of any please share. Many thanks!

  • 14 de maio de 2022, 14:23  Responder

    flccc doctors who prescribe ivermectin ivermectin generic

  • 14 de maio de 2022, 14:25  Responder

    Thanks again for the blog article. Great.

  • 14 de maio de 2022, 14:53  Responder

    I truly appreciate this blog article. Fantastic.

  • 14 de maio de 2022, 18:53  Responder

    I loved your post.Really looking forward to read more. Really Cool.

  • 14 de maio de 2022, 22:59  Responder

    What’s up, after reading this awesome paragraph i am as well glad to share my know-how here coping with eczema colleagues.

  • 15 de maio de 2022, 05:15  Responder

    Thanks for sharing your thoughts on truck repair hudson wi.Regards

  • 15 de maio de 2022, 08:00  Responder

    Im obliged for the blog post.Really looking forward to read more. Great.

  • 15 de maio de 2022, 09:00  Responder

    It’s difficult to find knowledgeable people on this topic, but you seem like you know what you’re talking about!Thanks

  • 15 de maio de 2022, 12:22  Responder

    sulfamethoxazole and alcohol bactrim for sinus infection

  • 15 de maio de 2022, 13:19  Responder

    Great, thanks for sharing this blog article. Great.

  • 15 de maio de 2022, 18:31  Responder

    Every device that is connected to a computer needs at least one device driver to function.

  • 16 de maio de 2022, 01:13  Responder

    คาสิโน – สล็อตออนไลน์อันดับ 1 ในการฝาก-ถอนอัตโนมัติ (ไม่มีขั้นต่ำ)รองรับกระเป๋าเงินและธนาคารทั่วไป

  • A fascinating discussion is worth comment. I assume that you need to create more on this subject, it might not be a taboo subject however normally individuals are not enough to speak on such subjects. To the next. Thanks

  • 16 de maio de 2022, 06:24  Responder

    I really like and appreciate your article post.Really thank you! Great.

  • 16 de maio de 2022, 11:23  Responder

    I will right away grasp your rss as I can’t find your email subscription hyperlink or newsletter service.Do you’ve any? Kindly let me recognizeso that I could subscribe. Thanks.

  • 16 de maio de 2022, 15:29  Responder

    Fantastic blog post. Will read on…

  • 16 de maio de 2022, 20:21  Responder

    Im obliged for the blog post.Much thanks again. Keep writing.

  • 17 de maio de 2022, 05:43  Responder

    Thanks for sharing, this is a fantastic article. Cool.

  • 17 de maio de 2022, 09:44  Responder

    Im thankful for the post.Really thank you! Cool.

  • 17 de maio de 2022, 16:35  Responder

    Appreciate you sharing, great article.Thanks Again. Awesome.

  • 17 de maio de 2022, 20:33  Responder

    Really informative blog.Thanks Again.

  • 18 de maio de 2022, 08:56  Responder

    Very informative article.Thanks Again. Really Cool.

  • 18 de maio de 2022, 10:39  Responder

    Uionpm — college essay about Itanwl udkyxn

  • 18 de maio de 2022, 14:25  Responder

    Wow! At last I got a blog from where I be able to in fact obtain useful facts concerning my study and knowledge.

  • 18 de maio de 2022, 16:50  Responder

    wow, awesome article.Thanks Again. Want more.

  • 18 de maio de 2022, 20:21  Responder

    Muchos Gracias for your blog.Really looking forward to read more. Keep writing.

Deixe um comentário