Ciclofemini
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Texto em português de (Portugal)

Independente da modalidade desportiva a ser praticada realizar uma sessão de alongamento é fundamental para desenvolver o máximo do potencial, além de evitar lesões.

A principal função do alongamento é permitir que o corpo tenha a elasticidade necessária durante a actividade física, permitindo que os músculos, tendões e articulações suportem a carga à qual estão sendo submetidos.

O alongamento serve como um aviso ao corpo de que ele realizará uma actividade física. Não alongar antes das actividades poderá provocar uma série de prejuízos ao corpo, a começar pela sensação de desconforto, dores localizadas, principalmente nos músculos e articulações.

A falta do alongamento pode provocar varias lesões como por exemplo o estiramento muscular. Quero enfatizar que existe um tipo de alongamento específico para cada modalidade desportiva. Ele varia de acordo com os agrupamentos musculares mais exigidos por cada modalidade. Corredores e ciclistas, intensificam o trabalho nos agrupamentos musculares e articulações das pernas.

O alongamento permite que pessoa consiga uma maior elasticidade e, assim melhorar seu desempenho nos treinos e competições. Os alongamentos são recomendados principalmente para pessoas com problemas nas articulações ou posturais (cifose, lordose).

O alongamento deve ser realizado antes, e depois da actividade física. Antes para “avisar” o corpo de que ele sairá do repouso; depois para que o corpo retorne à situação de repouso, eliminando o excesso de ácido láctico produzido durante a actividade física. Nos dias de mais frio realize antes um aquecimento como por exemplo uma corrida leve durante 10 minutos e depois alongue-se. Bons treinos!

Por Claudio Bolanho – Director Geral Help Professor