Pedalar (e disciplinas mais completas baseadas nesse movimento, como o spinning, por exemplo) é um exercício aeróbico muito completo que trabalha ao mesmo tempo vários grupos musculares principalmente pernas e glúteos, mas também o abdômen.
É isso ai, com as técnicas certas podemos tirar partido da bicicleta para trabalhar os músculos abdominais, e com isto potenciamos ao máximo este exercício já que não só tonificamos coxas, quadris e barriga, mas também queimamos mais calorias.
O jeito mais simples é o de manter o abdômen apertado enquanto pedalamos isto aumentará a tensão na região exigindo mais energia ao movimento. Enquanto pedalamos também podemos apertar e logo destensionar o abdômen com constância.
O melhor de tudo é que assim trabalhamos o músculo inferior do abdômen, tão difícil de trabalhar com as abdominais tradicionais para este fim.
Comprovação:
Pedalar é um exercício aeróbico que cada vez ganha mais adeptos. Se você ainda não se animou a colocar a magrela em ação, é bom conhecer a pesquisa feita pelo professor de educação física Marlos Teodoro: os 22 voluntários, com idade média de 31 anos, não praticavam nenhum tipo de esporte ou atividade física regular, mas metade deles utililizava a bicicleta como meio de transporte de casa até o trabalho.
O hábito fez a diferença: os ciclistas tinham, em média, 15% de gordura corporal, contra 27% nos sedentários. “O grupo ativo também exibia menos barriga e mais massa muscular”, revela.
fonte: Revista Saúde