
A prática esportiva requer muita disciplina, muito empenho, dedicação e determinação.
As pessoas que não praticam esporte sempre comentam a respeito da dificuldade quem tem de sair da rotina e ingressar em algum esporte.
A minha recomendação a estas pessoas é que elas estabeleçam um objetivo claro e tangível. Iniciar a prática somente porque é sabido que é bom para a saúde nem sempre é um estímulo forte, às vezes é até subjetivo principalmente se a pessoa sente-se bem da forma como está.
Minha recomendação para que saiam da zona de conforto é que definam um objetivo e depois estabeleçam as metas para se chegar neste objetivo.
Por exemplo, correr a São Silvestre. Mesmo que a pessoa nunca tenha corrido é possível perseguir este sonho. Para tanto terá que dar o primeiro passo, fazer os exames médicos, procurar um bom nutricionista e melhorar os hábitos alimentares, contratar um profissional para a sua orientação no início dos exercícios e claro se organizar para ter tempo hábil para se preparar. Mas, uma vez o estabelecido o objetivo o ingresso para a prática esportiva fica mais fácil e mais prazerosa.
Foi assim que ingressei no mundo do mountain biking. Mal sabia pedalar e defini que iria participar de uma competição internacional de MTB. Tinha apenas 6 meses para me preparar, fiz a lição de casa, fui ao médico, contratei um profissional para me ensinar as técnicas de pedalar e treinava praticamente todos os dias da semana, fazia spinning, pilates e trilhas aos finais de semana. Após 6 meses de treinamento intensivo, conseguir participar e completar a prova, deixando 100 duplas para atrás. Para mim foi uma vitória, uma grande conquista e um marco na minha vida.
Depois disto o habito de pedalar já fazia parte da minha vida, da minha rotina.
Após 2 anos praticando MTB senti que precisa de um novo estímulo para sair do patamar que alcancei, precisa de um novo desafio, de um novo objetivo.

Foi assim que surgiu a idéia de participar da Brasil Ride. No mês da competição vou completar 50 anos e estabeleci que como presente de aniversário me darei a linha de chegada. Quero comemorar meu aniversário cruzando a linha de chegada de uma das competições mais duras de MTB. Além disto, quero servir de exemplo e inspirar as pessoas, mostrar que nunca é tarde para começar, para planejar, para realizar um sonho.
Ninguém nos impede de nada, somente nós mesmos. Sonhar é maravilhoso, realizar um sonho é indescritível!
Texto por Claudia Franco, 49 anos, administradora de empresas e analista de sistemas, empresária, idealizadora do projeto CicloFemini, atleta amadora de mountain biking.
Fotos de alguns dos Treinos:
Piracáia: http://www.flickr.com/photos/bikerfearless/sets/72157627025313677/
Pico do Jaraguá: http://www.flickr.com/photos/bikerfearless/sets/72157627056160597/
Circuito Matador: http://www.flickr.com/photos/bikerfearless/sets/72157627216036161/
Short Track Sun Tour: http://www.flickr.com/photos/bikerfearless/sets/72157627216392991/
Circuito Mato Dentro: http://www.flickr.com/photos/bikerfearless/sets/72157627248062671/
Vídeos:
Pico do Jaraguá: http://youtu.be/kASlsE55OPU
Piracaia: http://youtu.be/wT45bKRxlCo
Short Track Sun Tour: http://youtu.be/jfIFLdkLfG4
Circuito Matador: http://youtu.be/HZhtxjcOlXM