A cada dia o número de crianças nas aulas do nosso curso Pedal Aprendiz tem aumentado. 

Os pais descobriram que podem tirar o peso dos ombros, ou melhor, das costas, delegando a tarefa a uma escola que conta com profissionais especializados em ensinar os pequenos a darem as primeiras pedaladas.

Todos sabem que ensinar uma criança a pedalar não é uma tarefa tão fácil, demanda tempo, muita paciência e muito esforço físico, além do conhecimento das técnicas de pilotagem. Quando os pais querem que os filhos aprendam a nadar, a jogar futebol, a lutar judô, a dançar balé, entre tantas outras atividades, procuram por escolas e profissionais especializados. Porque aprender a pedalar deve ser de forma amadora, sem técnica e muitas vezes sofrida? É com esta consciência que os pais nos procuram para que seus pequenos aprendam a pedalar sem medo, com segurança e com domínio total das técnicas de pilotagem.

Mas a grande dúvida é: Qual é a hora certa para tirar as rodinhas, com qual idade?

O primeiro contato da criança com os pedais geralmente começa com os triciclos, que dará a noção de pedalar e fazer curvas.

A partir dos 3 anos a criança já está apta a tentar a andar de bicicleta com as rodinhas de apoio. Ela já tem coordenação motora para mover os pedais e direcionar a bicicleta, principalmente se teve uma experiência inicial com triciclos.

A criança entre os 4 e 9 anos desenvolve o equilíbrio, portanto é importante ter o cuidado de não pressioná-la para não transformar algo tão bom em um peso por cobranças.

A melhor idade para pedalar sem rodinhas é em média, a partir dos 6 anos de idade, pois a criança já desenvolveu habilidade motora fina e coordenação. O desenvolvimento permite movimentos mais elaborados, também tem maturidade para assimilar regras e comandos da boa pilotagem.

Uma boa opção para crianças de 18 meses a 5 anos são as bicicletas de equilíbrio. Sem os hotwalkspecializedpedais, a criança se sente muito mais confortável. Instintivamente, ela procura manter os pés em contato com o chão, porque é exatamente isso que lhe dá segurança e também confiança, uma vez que pela pouca altura, seu centro de gravidade fica sempre próximo ao chão. Com as bicicletas de equilíbrio, os primeiros passos são dados como se a criança estivesse caminhando naturalmente e dessa forma, conquista confiança que resulta justamente no equilíbrio, sem falar no reflexo e na coordenação motora como um todo.

 

Comments(0)

Leave a Comment