bikekid tourO Bike Tour SP, projeto que promove passeios ciclísticos gratuitos em São Paulo, preparou um presente especial para as crianças o  “Bike Kids”, seu novo bike trailer infantil, com capacidade para transportar crianças de até 8 anos de idade (com autorização de um responsável no local). A inauguração aconteceu na rota Centro Novo do Bike Tour SP e contou com a participação de crianças da região. “Nossa ideia de revitalização do Centro envolve criar oportunidades para que as pessoas vivenciem essa parte da cidade de uma maneira mais próxima. Além disso, conhecer a história do local traz um novo olhar sobre a região, mesmo para quem já é morador”, afirma Daniel Moral, que é, ao lado do irmão, André, idealizador do Bike Tour SP.

O bike trailer, desenvolvido especialmente para o projeto, conta ainda com pintura externa feita a mão pelo grafiteiro Tinho, que tem as crianças da região central paulistana entre as temáticas de sua arte e já expôs em países como França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Rússia. Após a inauguração, o Bike Kids passa a ser itinerante pelas 6 rotas do projeto: além de Centro Novo, o Bike Tour SP oferece aos participantes as rotas Centro Velho, Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera e Vila Madalena, a última percorrida com bicicletas elétricas. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita pelo site do projeto e levar, no dia, 2 kgs de alimento não perecível. A bicicleta e os equipamentos de segurança o Bike Tour SP empresta e ainda guia os grupos por meio de um sistema de audiotour acoplado ao capacete, que traz informações e curiosidades sobre cada ponto visitado na cidade.

Cada passeio leva grupos de até 10 participantes, acompanhados por 2 monitores, e dura cerca de 1 hora. Destinados a um público que vai de ciclistas urbanos até crianças, os tours utilizam, na maioria do tempo, a estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade, e já levaram mais de 13 mil pessoas para pedalar. “Mesmo sendo um passeio turístico, 95% das pessoas que participam são paulistanos, que procuram os passeios como uma forma de redescobrir regiões da cidade pela qual costumam passar apenas de carro ou transporte público. Vivenciar São Paulo pedalando, sentindo o vento no rosto, traz uma sensação muito maior de pertencimento e ajuda a despertar no participante o seu senso de cidadania. Agora com o Bike Kids, podemos estimular isso nas crianças desde cedo”, afirma André.

Além disso, o Bike Tour SP oferece passeios exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, que podem participar do tour com hand bikes ou trenzinhos de até 3 lugares puxados pela bicicleta de um dos monitores. “Já recebemos desde pessoas que puderam fazer um passeio de bicicleta pela primeira vez até senhoras com mais de 90 anos, que há muito tempo não faziam uma atividade como essa ao ar livre. É muito gratificante para nós”, conta Daniel.

Todas as doações recebidas pelo Bike Tour SP são encaminhadas ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, instituição que ajuda mais de 300 famílias carentes em São Paulo e na região do Vale do Ribeira, e à Missão Cena, que auxilia crianças e adultos em situação de risco na região conhecida como Cracolândia. Em quase 2 anos de projeto, os idealizadores já arrecadaram mais de 13 toneladas de alimentos. “Acreditamos que uma cidade melhor passa por temas como cultura, mobilidade e ajuda ao próximo”, conclui André. Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre datas e horários, acesse: www.biketoursp.com.br.

Comments(0)

Leave a Comment