capaceteprevailRecentemente soube de dois ciclistas que levaram uma queda de bicicleta e se machucaram. Ambos bateram com a cabeça. Um deles teve o capacete amaçado e nada mais além disto, o outro não teve a mesma sorte, fraturou o osso temporal, adivinhe por que? Porquê estava sem capacete. Fiquei muito consternada e resolvi fazer um alerta. Escrevi um texto que espero sinceramente que seja lido e compartilhado para o maior número de pessoas possíveis.

Boa Leitura!! cabeça dura não existe e o miolo é mole sim!

Comments(10)

  • jorge t.hino
    14/11/2013, 9:09 pm  Responder

    Acho o capacete muito importante para a segurança, mas os capacetes para ciclistas não me inspiram muita confiança pela pequena parte da cabeça protegida. Um capacete para motociclistas cobre toda cabeça e é muito mais barato.

    • Claudia Franco
      18/11/2013, 8:01 pm

      Olá Jorge, obrigada por participar e deixar aqui o seu comentário. O capacete de ciclista protege as partes fundamentais, a fronte, a tempora e partes do rosto acima dos lábios. O capacete de ciclista tem muita tecnologia, são muito leves, alguns bem arejados e ao mesmo tempo cumprem exemplarmente com a sua função. A indústria faz investimento grandes em pesquisas para desenvolvimento de produtos que realmente salvarão a vida do ciclista. Não se engane com o formato e tamanho achando que o capacete do ciclista não será efetivo. Eu mesma já levei uma queda muito grande, bati com a cabeça próximo a tempora e o que me salvou foi o capacete, que ficou amassado, mas na minhas cabeça não aconteceu nada. Um bom capacete de ciclista você vai investir aproximadamente R$450,00. Boa sorte e sucesso sempre! abraços, Claudia Franco

  • João Paulo
    25/11/2013, 8:03 pm  Responder

    Olá Claudia,

    Acho válido o discurso do capacete, mas ainda mais válido a velocidade do ciclista. Imagino (uma dedução) que você, nem os dois que mencionou no texto estavam numa velocidade amena para ter esse estrago no capacete.

    Acho que isso é importante também levantar.
    Parabéns pelo site! 😉

    Bjos

    • Claudia Franco
      25/11/2013, 8:09 pm

      Olá João, agradeço o seu contato e comentário. Ótima a sua observação! Mas nestes dois casos ambos estavam em muito baixa velocidade. Não são ciclistas experientes e a queda se deu pela falta de técnica e habilidade no uso da bicicleta em lugar quase plano e urbano. A batida na cabeça acontece não só quando em velocidade, mas mesmo em baixa velocidade dependendo de como a queda acontece o estrago pode ser grande, por exemplo cair próximo a guia de calçada ou então frear a bicicleta bruscamente com o freio da frente e capotar. Quem não tem muita habilidade ainda este tipo de queda é bastante frequente. Sem experiência em esporte ou atividade física o tempo de resposta e reação da pessoa é baixo e com isto a queda é pior. Abração e continue em contato, Claudia Franco

  • Julio Mendes
    26/11/2013, 7:48 am  Responder

    Claudia, parabéns pelo artigo. Sendo motociclista há anos sempre tive a preocupação do uso deste equipamento. Na bike, apesar de velocidades menores (as vezes nem tanto) ele tem a mesma importância.
    Costumo dizer que minha moto sem capacete não liga, e na bike, sem capacete o pedal não vira.
    Abraços,
    Julio Mendes

    • Claudia Franco
      26/11/2013, 11:11 am

      Olá Julio, seja bem vindo a Escola de Bicicleta Ciclofemini. Obrigada pelo seu comentário e observações. As vozes unidas farão o coro da vitória!! valeu, abração, Claudia Franco

  • Jose Haroldo
    15/12/2013, 11:25 am  Responder

    Grande Claudia, tudo blz? Seu site continua atrativo como sempre, em consequência dos temas e de como são abordados. Parabens.
    O uso do Capacete é fundamental e fácil é demonstrar a sua importancia, mas é comum seu uso de forma incorreta. Em outubro participei de um pedal em que houve um acidente de gravidade média, que ocorreu no final do trajeto impossibilitando fechar com chave de ouro o evento. Uma garota caiu, e como estava com o capacete solto ( sem ajustar na cabeça ) feriu-se com certa gravidade, ocasionado um corrida para o pronto socorro e uma noite no hospital e mais alguns dias de recuperação.
    Um abraço e somenão.

    • Claudia Franco
      22/12/2013, 7:09 pm

      Olá José Haroldo, obrigada mais uma vez por suas gentis palavras. Um forte abraço e Boas Festas!

Leave a Comment